Prefeitura oferece vagas para cursos profissionalizantes

07/10/2013

 

As inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) continuam abertas. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), oferece 2.100 vagas, em 16 unidades de Educação Básica, para que jovens possam concluir o Ensino Fundamental e realizar curso profissionalizante. Com a prorrogação do prazo, pelo Ministério da Educação, os interessados podem realizar a matrícula até o dia 30 de outubro.

O Programa, de iniciativa do Governo Federal, tem duração de 18 meses e, além de possibilitar a conclusão do Ensino Fundamental e a realização de curso de iniciação profissional e de informática, ainda disponibiliza bolsa-auxílio de R$ 100 por mês. O Projovem Urbano é destinado a pessoas de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever, mas que não concluíram o Ensino Fundamental.

“No começo me inscrevi só para não ficar em casa, mas durante as aulas pude adquirir novos conhecimentos que percebi que eram importantes para a minha formação profissional. A partir daí, me interessei a aprender cada vez mais”, afirmou Liliane Rodrigues, de 28 anos, aluna do Projovem. Ela, que fez o curso de garçonete no Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac), a partir do encaminhamento do Projovem, trabalha hoje em um restaurante de hotel.

O aluno Eneyvisson Bruno Silva, de 24 anos, está há um ano no Projovem e faz o curso de telecomunicações. “O Programa me deu oportunidade de continuar evoluindo. Meu atual emprego é fruto do que eu aprendi no Projovem. Depois da capacitação que venho recebendo consegui o meu primeiro emprego e alcancei o cargo de diretor geral da empresa. Quando eu terminar essa etapa da minha vida, pretendo continuar me qualificando”, afirmou.

Para realizar a inscrição, o interessado deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Caso o interessado não possua o histórico escolar, o jovem irá realizar um teste de proficiência.

Qualificação profissional – O Projovem Urbano está oferecendo três grupos de qualificação profissional: Construção e Reparos I (ladrilheiro, gesseiro, pintor e reparador), Construção e Reparos II (eletricista de instalações – edifícios, trabalhador de manutenção de edificações, reparador de Linhas de Telecomunicações e Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança) e Serviços Pessoais (manicura e pedicura, depilador, cabeleireiro e maquiador).

As qualificações serão disponibilizadas nas seguintes Unidades de Ensino:

Construção e Reparos I: UEB Dom José Delgado (Vila Cascavel), UEB Governador Leonel Brizola (Vila Luizão), UEB Rivanda Berenice Braga (Barreto), UEB Darcy Ribeiro (Sacavém), UEB Profª Luzenir Mata Roma (Vila Nova República) e UEB José Ribamar Bogéa (Cidade Olímpica).

Construção e Reparos II: UEB Ministro Carlos Madeira (Anjo da Gurda), UEB Rosália Freire (Vila Isabel), UEB Antonio Vieira (São Cristóvão) e UEB Monsenhor Frederico Chaves (São Francisco/Ilhinha).

Serviços Pessoais: UEB Rubem Goulart (Cohab), UEB Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína) e UEB João de Sousa Guimarães (Divineia).

 

Fonte:

http://jornalpequeno.com.br/edicao/2013/10/07/prefeitura-oferece-vagas-cursos-profissionalizantes/