Plenárias de juventude

O Governo do Pará (PA) promove plenárias para motivar alunos nos municípios que serão atendidos pelo ProJovem Urbano por meio do estado.

20.03.2009

 

O Governo do Pará está promovendo plenárias da juventude nos vinte municípios que serão atendidos pelo ProJovem Urbano por meio do estado. Duas plenárias já foram realizadas, a terceira será neste sábado (21), em Bragança, Capanema e Salinópolis.

“Os jovens que se matricularam já estão mobilizados e o evento já está organizado. Teremos uma mesa em que falam autoridades, gestores e convidamos um dos alunos matriculados para que comente das expectativas em relação ao curso”, comenta Ari Loureiro, coordenador executivo do ProJovem Urbano do Pará.

As aulas no estado começam no dia 06 de abril, data nacional de início do Programa. Em Igarapé-Miri, um dos municípios que receberá o Programa, mais de 430 jovens se matricularam e centenas deles foram à plenária, no Salão da Paróquia de Santana, onde receberem do Estado e da prefeitura todos os esclarecimentos sobre o início do curso.

Ari Loureiro enfatizou aos novos alunos que, com essa ação, o governo do Estado “só está colocando em prática o direito à escolarização básica que todo cidadão tem”. Segundo ele, o ProJovem é um mecanismo de inclusão por meio da educação fundamental oferecida à juventude, “que durante muito tempo foi desacreditada e, agora, se vê novamente cheia de esperança no futuro”.

Parceiros do programa, os municípios são responsáveis pela mobilização da comunidade, especialmente da juventude, e pela cessão das escolas onde as aulas serão realizadas. O secretário de Educação de Igarapé-Miri, Janilson Oliveira, que participou da articulação das demandas do Projovem no município, ressaltou que “essa parceria de educação para a juventude é, com certeza, um caminho para dias melhores em Igarapé-Miri”.

Para João Farias, aluno matriculado no programa, “essa é a oportunidade que todo jovem de Igarapé-Miri estava aguardando, e hoje vê concretizada. É um privilégio estar entre os primeiros 20 municípios a ter alunos matriculados e prestes a receber uma bolsa pra voltar a estudar”.

 

Tailândia

 

Município marcado historicamente pela exploração desordenada e ilegal dos recursos naturais, concentrada principalmente no comércio de madeira e de carvão vegetal, Tailândia foi o município beneficiado com o maior número de vagas do ProJovem Urbano. Já são 1.200 jovens matriculados e ainda há solicitações no município, que estão sendo avaliadas pelo governo do Estado visando a ampliação do programa.

Tailândia tem 5 mil jovens que concluíram o ensino médio, mas estão sem perspectivas de ingressar no nível superior. Nesse cenário, o ProJovem é a oportunidade de qualificação técnica para conseguir um emprego em médio prazo.

“Hoje, o município vive uma realidade que reflete o fim de longos anos de um ciclo de exploração extrativista sem planejamento. E, com a nova política ambiental que enfrenta as dificuldades, sabemos que resta uma herança aos desempregados, que eram explorados pelo comércio ilegal de madeira e pela atividade carvoeira, as quais o Governo Ana Júlia combate firmemente”, afirmou Cláudio Puty, chefe da Casa Civil da Governadoria.

 

Plenárias

 

De acordo com o Ari, as plenárias municipais foram pensadas como um espaço de interlocução da gestão do Programa para informar aos jovens matriculados sobre o funcionamento, a dinâmica e as perspectivas do curso. “Queremos mobilizá-los. A partir do dia 6 de abril eles assumem o desenvolvimento no programa, serão atores sociais, participarão das aulas e estarão de volta ao processo educativo”, ressalta Ari.

Segundo o coordenador, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, está empenhada na inclusão dos jovens, por meio do projeto Pará – Território da Juventude, e no sucesso do ProJovem Urbano. “O governo estadual está reforçando essa identidade. Nós firmamos um protocolo de cooperação técnica e operacional com os prefeitos das cidades que serão atendidas pelo ProJovem Urbano por meio do estado”, explica.

Ari esclarece que a proposta é manter as plenárias como um espaço permanente com a participação dos professores, alunos, gestores, movimentos sociais. “Vamos definir ainda qual será a dinâmica, mas queremos construir um canal de dialogo permanente com a juventude paraense”.

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=716