Pesquisa revela fragilidade sobre leitura do ProJovem Urbano
Análise do material
didático-pedagógico do programa de inclusão constata limitação sobre as
representações
25/06/2015
Amparado em
aporte teórico sobre práticas de leitura, ancorado nos estudos do historiador
francês Roger Chartier, Itamar José Bressan desenvolveu pesquisa para analisar o material
didático-pedagógico do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Urbano, e com isso
fomentar ações voltadas à promoção da cidadania aos educandos.
“O material tem limitações e a busca de bons resultados depende muito do
trabalho do educador com o educando. O material tem certa fragilidade ao não
contemplar a plenitude da formação crítico-reflexiva”,
disse o autor do estudo, logo após ter feito a defesa pública de sua
dissertação no Programa de Mestrado em Educação, na quarta-feira (24), junto à
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.
Conforme a
orientadora Dra. Raimunda Abou Gebran, o trabalho
procurou analisar as representações de leitura do programa federal, buscando
destacar como proporciona a formação cidadã aos inseridos na Educação de Jovens
e Adultos (EJA), que se encontram na faixa etária de 18 a 29 anos e que estão
no projeto para concluir o ensino médio. O estudo possibilitou a percepção de
que o material, na tentativa de realização do processo de formação cidadã, é
bastante tímido. Então, cabe ao professor o compromisso de assumir o trabalho
de desenvolver o processo de formação que promova a cidadania.
“Se o professor
não tiver autonomia e potencialidade para aprofundar o material numa situação
sociocrítica, o trabalho permanece numa sistematização técnica”, comentou a
orientadora do estudo, que empregou a metodologia qualitativo-interpretativa,
com os dados obtidos por meio de análise documental do material de apoio
pedagógico colocado à disposição dos educadores e educandos,
que são o Manual do Educador e o Guia de Estudos. A dissertação recebeu o
título “Representações de Leitura no Material Didático-pedagógico do Programa
Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem
Urbano”.
Junto à Dra.
Raimunda, estiveram na banca de avaliação suas colegas Helena Faria de Barros e
Ana Luiza Videira Parisotto, convidada da Unesp em Presidente Prudente. Bressan foi aprovado para receber o título de mestre em
Educação, pela Unoeste. Graduado em letras pela Universidade Federal
do Mato Grosso e especialista em ensino de língua, Bressan
é professor efetivo no município de Cuiabá e no Estado, coordena o ProJovem na esfera estadual.