Pernambuco entrega certificado de conclusão para mais de cinco mil alunos do ProJovem Urbano

27/04/2011

 

O desejo de conseguir concluir o ensino fundamental foi finalmente conquistado. Depois de 10 anos fora da escola, André Araújo, de Surubim, no Vale do Capibaribe, teve a oportunidade de voltar a frequentar a sala de aula para aprender o que, antes, precisou ficar de lado para que ele pudesse trabalhar e, assim, sustentar a esposa e o filho.

“A vida nunca foi fácil. Tive que assumir responsabilidades muito cedo e, por isso, o sonho de ir à escola era algo distante e bastante adormecido. Hoje, percebo que, além de resgatar o tempo perdido, tenho a minha auto-estima elevada, o que me conduz a não querer parar de estudar”, contou o estudante, ao deixar escapar que o sonho agora é ainda maior.

“Vou concluir o ensino médio e depois cursar uma faculdade para poder melhorar de vida e nunca permitir que o meu filho deixe de estudar. Agora sei que a educação é a base de tudo”, avaliou.

André foi apenas um, dos dois mil formandos presentes na solenidade de certificação do ProJovem Urbano, que aconteceu na terça-feira (26), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Assim como ele, Emanuel Negrão, estudante do município de Goiana, na Mata Norte, também falou emocionado. “O Projovem me ensinou a buscar os meus objetivos morais e sociais por meio do meu conhecimento”, disse, nervoso, ao discursar para a platéia que logo vibrou com o depoimento do estudante.

A coordenadora Nacional do ProJovem Urbano, Maria José Féres, concordou com os formandos e frisou que a educação é a base para a conquista de todos os sonhos. “Vocês estão terminando um ciclo e, agora, têm a oportunidade de alçar vôos ainda maiores. Por favor, sigam em frente e não deixem de estudar. Só com uma boa educação é que vocês continuarão ajudando o Brasil a ser um país melhor”, finalizou.

O secretário de Educação, Anderson Gomes, lembrou que Pernambuco é um dos estados brasileiros que mais vem crescendo. “As indústrias que estão chegando e precisam de mão-de-obra qualificada nesse processo de desenvolvimento econômico. Com a conclusão do curso, vocês estão aptos a ocupar as vagas de emprego que estão surgindo”, orientou.

Durante a solenidade, houve a apresentação do Quarteto Vicente Fittipaldi, do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), e da pianista revelação do Conservatório, Cristal Espírito Santo, que fez uma apresentação solo.

O Projovem confirmou 10.148 matrículas, superando a meta que era de 10 mil estudantes. Deste total, 6.662 pessoas concluíram o programa, dos quais 5.378 foram aprovados nos testes finais. Isso representa uma certificação de 81% do total de concluintes do Projovem em Pernambuco. O Governo Estadual comemora o baixo percentual de evasão do programa (27%), em relação à média nacional para a educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, que é de 40% (dados do Censo Escolar).

Os estudantes certificados na solenidade, com idades entre 18 e 29 anos, são oriundos de 25 municípios que são atendidos pelo Programa sob a coordenação da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Com menos de 200 mil habitantes, esses municípios estão distribuídos em cinco pólos: Metropolitana Sul e Norte; Mata Norte; Agreste Central; e Setentrional. Na grade curricular do programa os estudantes tiveram a oportunidade de receber além da educação básica, uma qualificação profissional e orientações para uma participação social/cidadã.

O Projovem Urbano teve 19 jovens que foram acompanhados em regime especial, dentro de unidades prisionais do Estado. Deste total, 13 conseguiram concluir o curso e três passaram nos exames finais do programa.

 

Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=958