Participantes destacam a importância da integração no ProJovem

22/02/2007

 

Terminou dia (15/02), em Brasília, a 1ª Oficina de Gestão Pedagógica do ProJovem – Regiões Metropolitanas. O evento, que foi realizado Coordenação Nacional do Programa, durou três dias. O encontro teve como principal objetivo consolidar a implementação do ProJovem para reforçar seus princípios fundamentais, com o foco na gestão pedagógica.

 

Mais de 70 pessoas participaram do encontro, que contou com as presenças do Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury; da Coordenadora Nacional do ProJovem, Maria José Vieira Feres; da Subcoordenadora do Programa, Renata Maria Braga Santos; além de representantes da Comissão Técnica Interministerial e da equipe de Especialistas do ProJovem.

 

As coordenações municipais de 12, das 34 regiões metropolitanas que integram o Programa, estiveram em Brasília. Participaram coordenadores dos municípios de Belford Roxo, Canoas, Contagem, Diadema, Embu das Artes, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Magé, Mogi das Cruzes, Niterói, Santo André e Viamão.

 

Aprendizagem

 

Na abertura do evento, a Coordenadora Nacional do ProJovem, Maria José Vieira Féres, destacou a importância da aprendizagem. “Sem ela não há inclusão”, afirmou. Para Maria José, os professores e coordenadores devem fazer o acompanhamento dos resultados da avaliação diagnóstica, bem como dos resultados das provas relativas à Avaliação Formativa e o planejamento semanal coletivo.

 

 No final do seu discurso de abertura, a coordenadora deixou um recado para os participantes do evento: “O ProJovem começa a transformar em realidade o sonho de reinserir na escola e no mundo do trabalho jovens excluídos pela perversidade da desigualdade social. Esta é uma tarefa de todos nós!”

 

O representante do Ministério da Educação,  Ricardo Henriques, ressaltou, na abertura do encontro, a importância da expansão do programa para mais 34 regiões metropolitanas. “Com o ProJovem aprendemos a lidar com a intersetorialidade e articulação com os governos estaduais. Trata-se de um dos programas mais importantes que existem atualmente”, afirmou.

 

Para o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Misael de Oliveira, o maior desafio do ProJovem é a manutenção da integração das dimensões que formam a estrutura do Programa: trabalho, educação e atividades comunitárias. “Pretendemos, com a integração das dimensões, resgatar o jovem para a escola e ajudá-lo a participar da sociedade como cidadão ativo e consciente”, ressaltou.

 

O Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, também destacou o trabalho integrado no Programa. “Para garantirmos conhecimento e oportunidade para todos, devemos trabalhar de forma integrada. Já avançamos muito nesses dois anos de existência do ProJovem e pretendemos fazer muito mais pela juventude.”, afirmou.

 

Durante a tarde os convidados participaram da oficina “Mecanismos e Instrumentos para efetividade da Gestão Pedagógica”, coordenada pela consultora, Maria Amélia Sabaag Zainko.

 

Experiências e Motivações

 

A Coordenadora Geral de Belo Horizonte, Izabel Cordélia Rodrigues, chamou a atenção para as experiências e projetos do ProJovem. Izabel Cordélia citou o projeto “Sexta com Leitura”, que consiste em trabalhar a escrita por meio da dança, teatro e bate papo com autores.

 

Como exemplo, ela citou ainda o projeto “Cantando e Contando a História do Samba”, que discute e reflete sobre a situação do negro no Brasil, acordo com as letras de samba.

 

A Segunda experiência relatada durante o encontro foi feita pela Coordenadora Geral do ProJovem de João Pessoa, Márcia Figueiredo Lucena. A Coordenadora falou sobre “A Semana de Vivência Curricular Integrada”, evento realizado em praças e praias de João Pessoa; os Seminários de Qualificação Profissional e o Dia Temático.

 

 

Interdisciplinaridade e Avaliação

 

Carmem Rangel e Eliane Figueira da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), participaram da oficina e discursaram sobre a interdisciplinaridade e a Formação Inicial e Continuada do Educador do ProJovem. A função, participação e a atuação dos educadores no Programa foram destacadas e explicadas pelas palestrantes.

 

Segundo a Fundar, cada educador do ProJovem tem dois tipos de ação a realizar: os educadores de formação básica desempenham a função de professor especialista, em todas as turmas do Núcleo, e a de professor orientador em uma delas. Os de qualificação profissional e de ação comunitária, por sua vez, atuam como orientadores quando trabalham com o POP e o PLA.

 

No segundo dia, as discussões começaram com o painel “A construção da Interdimensionalidade/Interdisciplinaridade na Prática do Currículo Integrado e a Formação dos Educadores”. A consultora do ProJovem, Maria Umbelina Caiafa Salgado, falou sobre a construção do aprendizado. Ela explicou que para elaborar o material didático do Programa, foi necessário relacionar o conteúdo das disciplinas, buscando uma maior integração entre elas.

 

Maria Umbelina também ressaltou a importância da interdisciplinaridade entre o PO (Professor Orientador) com o professor de Qualificação Profissional e o professor de Ação Comunitária. “O PO trabalha a síntese das interdisciplinaridades. Já os professores de Qualificação Profissional e de Ação Comunitária exercem a função de Professor Orientador quando trabalham com o Plano de Ação Comunitária (PLA) e com o Plano de Orientação Profissional (POP).

 

A Assessora de Avaliação e Supervisão do ProJovem, Márcia Serôa Motta Brandão, participou da mesa redonda sobre “Avaliação no ProJovem” coordenada pela Coordenadora Nacional do ProJovem, Maria José Vieira Féres. A assessora falou sobre os resultados das avaliações realizadas com os alunos do ProJovem. “Foram realizadas duas avaliações, a diagnóstica e a intermediária. O resultado mostrou que o grau de proficiência dos alunos aumentou muito nas disciplinas de Português e Matemática.”

 

Durante a tarde a oficina sobre “Estratégias Pedagógicas para Garantir a Permanência do Aluno no Programa” foi coordenada pela especialista convidada, Ana Lúcia Amaral.

 

Encerramento e Explicações

 No último dia do encontro também foram discutidos aspectos relevantes da Qualificação Profissional e a Ação Comunitária. A Qualificação profissional foi definida como um espaço social específico com autonomia relativa onde os sujeitos sociais atuam refletindo sua ação mais geral na sociedade.

 

Na Ação Comunitária, um dos atrativos diversificados do Programa, foi apresentado como um espaço onde o jovem interage com a comunidade, por meio da experiência prática de atual social na realidade local.

 

Algumas assessorias da Coordenação Nacional do ProJovem foram apresentadas para o público, entre elas a Assessoria de Articulção com os Municípios.

 

Os visitantes foram divididos em quatro grupos para discutir assuntos relacionados ao programa. Os temas discutidos foram os seguintes: Aspectos Administrativos e Financeiros (expositor, Sérgio Jamal Gotti); Execução dos Arcos Ocupacionais (expositor, Misael Goys de Oliveira); O Papel da Ação Comunitária no ProJovem e os Procedimentos Técnicos (expositoras, Haidê e a Luciana) e Pedagógicos para Implementação do ProJovem (expositores, Jazon Macedo, Luana Pimenta e Maria Adélia Nunes Figueiredo).

 

Fonte:

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia94.html