Parceria com o Senac garante
qualificação profissional
13.01.2009
No prazo máximo de seis meses, 3.475 alunos do ProJovem Urbano, de um total de 4.800 que serão beneficiados, vão participar de quatro cursos profissionalizantes nas áreas de Alimentação, Telemática, Saúde e Serviços Pessoais. Os cursos ou arcos profissionalizantes serão ministrados por professores e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em unidades fixas e móveis da própria instituição, ou em escolas profissionalizantes da rede municipal de ensino e em núcleos de informática da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania da Prefeitura do Recife.
A aula
inaugural do convênio da PCR/ProJovem
com o Senac, que envolve ainda a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da
Universidade Federal de Pernambuco (Fade/UFPE) aconteceu no auditório da sede
do Senac estadual,
Na abertura
dos trabalhos, foi apresentada uma coreografia especial em homenagem ao
compositor Chico Sciense, com alunos do ensino
regular, e exibido um DVD sobre os benefícios e avanços do ProJovem
O secretário lembrou aos estudantes que aquela oportunidade não poderia ser desperdiçada. “Estamos colocando vocês no Senac, uma das maiores instituições profissionalizantes do Brasil. Cabe a cada um de vocês muito esforço e dedicação para seguirem adiante”, complementou, lembrando que também era necessário ter humildade para pedir ajuda aos professores, e determinação para cobrar um ensino de qualidade. “De nossa parte, o compromisso é acompanhar de perto o desempenho de todas as escolas envolvidas”, garantiu. Para encerrar, Cláudio Duarte disse que era necessário freqüentar o ProJovem com interesse superior de quem acompanha uma novela de sucesso. “A novela verdadeira é a da vida de vocês, pois este é o caminho para se transformar em um cidadão recifense, com direitos, deveres e oportunidades”, frisou.
A coordenadora executiva do ProJovem, Márcia Charret, fez um resumo do ProJovem na capital pernambucana, desde sua implantação, em 2005. Ela lembrou que mais de 8 mil jovens já concluíram o ProJovem original e que estão em sala de aula, no ProJovem Urbano, cerca de 5,6 mil estudantes. Ela também citou dois casos de alunas que, após passarem pelo programa, conseguiram alçar vôos mais altos, com acesso a faculdade e Cefet.
Já a diretora do Senac, Graça Gomes, citou a presença das gerentes que vão acompanhar os quatro cursos, garantindo apoio integral aos alunos matriculados. Falando em nome do reitor da UFPE, Amaro Lins, o professor Sueldo Vita contou do orgulho da instituição em participar do programa desde sua implantação no Recife. Gerente de Projetos da Fade, o professor Paulo Guedes desejou aos alunos muita vontade e determinação para abraçarem aquela oportunidade. Quem também falou aos estudantes foi o presidente do Sistema Fecomércio, Josias Albuquerque: “Este é um momento histórico na vida de vocês, é o pontapé inicial de uma partida de futebol que precisa ser vencida”, comparou. Ele também aproveitou para elogiar a PCR e o Governo Federal, por estarem oferecendo uma ótima oportunidade de vida para milhares de jovens na cidade.
Fonte: Prefeitura de Recife
http://www.recife.pe.gov.br/2009/01/19/pcr_inicia_parceria_com_o_senac_para_qualificar_alunos_do_projovem_urbano_165487.php
http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=578