O site do ProJovem é acessível

03/01/2007

 

A partir de agora a maior parte do conteúdo, informações e notícias contidas no site do ProJovem são acessíveis aos portadores de necessidades especiais: deficientes visuais e auditivos. Essa novidade representa que todo o sítio foi reprogramado e que as barreiras de comunicação entre os portadores de necessidades especiais e nossa página foram eliminadas. 

 

A expressão “acessibilidade”, presente em diversas áreas de atividade tem também, na informática, um importante significado: possibilitar ao usuário não só o direito de acessar a rede de informações, mas também, o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas de disponibilidade, de comunicação, de acesso físico de equipamentos e programas adequados de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos. 

 

A acessibilidade à web é parte integrante de uma proposta prevista em lei pelo Governo Federal. Nessa proposta estão instruções de acessibilidade para portadores de necessidades especiais a edifícios, meios de transporte, elementos urbanos e meios de comunicação. Se encaixam nessas medidas a adaptação de roletas e assentos em ônibus, cardápios em braile nos restaurantes, passarelas nas ruas e sites acessíveis a softwares de leitura para portadores de necessidades especiais. 

 

Foram estabelecidos princípios gerais que, embora sem a garantia de total acessibilidade, favorecem uma leitura e experimentação por parte dos usuários para páginas da Internet.

 

Os princípios adotados se referem à: 

 

 

Assim, pessoas cegas e/ou surdas, entre outros portadores de alguma deficiência, poderão ler, participar e interagir com o ProJovem por meio da nossa página.

 

Essa medida se adapta ao Decreto-lei 5296, de 02 de dezembro de 2004, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que regulamenta a Leis n° 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica; e Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade.

 

Fonte:

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia74.html