ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO

 

Organização do Espaço no ProJovem

 

O Programa é desenvolvido em Núcleos, compostos de 5 turmas com 30 jovens, que funcionam diariamente, em locais onde há espaços adequados disponíveis e, se possível, próximos aos domicílios dos estudantes.

 

Dada à exigência metodológica do programa, que se fundamenta no trabalho coletivo dos docentes, não é possível separar fisicamente as cinco turmas de um núcleo.

 

Os núcleos, por sua vez, estarão vinculados a uma Estação Juventude. Local para onde os jovens e os educadores, que atuam nos núcleos, possam se deslocar com alguma freqüência.

 

 

A Estação Juventude funciona como espaço de referência para os jovens. É um local de encontro, busca de informação e orientação, estudo, servindo, ainda, para o desenvolvimento de atividades em grupo, realização de eventos culturais, entre outras ações que favorecem o processo formativo, a expressão cultural e a participação cidadã.

 

Cada Estação Juventude conta com um educador da área de qualificação profissional e um de assistência social, que são os responsáveis pelo desenvolvimento das ações dessas áreas nos núcleos.

 

Nas Estações Juventude há, ainda, um coordenador pedagógico, responsável pelo desenvolvimento das ações curriculares dos núcleos, um coordenador administrativo, que articula e realiza as ações administrativas, no âmbito dos 8 núcleos, bem como um profissional de apoio administrativo.

 

Os acervos multimídia, equipamentos e instalações que complementem o trabalho realizado em sala de aula ficam nas Estações, à disposição dos alunos e educadores e demais profissionais vinculados ao ProJovem.

Esses espaços servem também como ambientes de reunião e formação dos gestores e docentes e avaliação do programa.

 

Finalmente, o ProJovem aproveita intensamente a cidade como espaço educador, incentivando estudos do meio, pesquisas de campo, visitas e intervenções em locais diversos: a própria comunidade a que pertencem os jovens, além de empresas produtivas, órgãos públicos de prestação de serviços, centros culturais, associações e outros espaços de participação política e manifestação cultural.

 

A organização do tempo no ProJovem compatibiliza as atividades presenciais com as atividades não-presenciais.

 

Cada Unidade Formativa é desenvolvida em doze e meia semanas de trabalho, totalizando 50 (cinqüenta) semanas no fim do curso.

 

Cada semana é organizada de modo a incluir, ao longo de todo o curso, 24 horas presenciais teórico-práticas, que podem estar assim distribuídas:

 

 

Cada semana inclui, também, oito horas de atividades não-presenciais, que são acompanhadas pelo professor-orientador, distribuídas pelos componentes curriculares, incluindo o Plano de Orientação Profissional - POP e o Plano de Ação Comunitária - PLA.

 

Dessa forma, o tempo semanal total de dedicação dos jovens ao curso é de 32 horas semanais.

 

 

Sugestão de Organização Semanal do Tempo dos Jovens

 

Descrição das Atividades

 

DIA 01

DIA 02

DIA 03

DIA 04

DIA 05

1º tempo

Form Básica: Língua Portuguesa

Form Básica: Matemática

Form básica:
Língua Estrangeira

Form Básica: Ciências Humanas

Form. Básica: Ciências da Natureza

2º tempo

3º tempo

Ação Social/ Comunitária
(prof orient)

Qualif p/ Trabalho
(prof orient)

Trabalho com o Prof. Orient. Arcos; Atividades Integradoras.

Qualif p/ Trabalho
Professor de Formação Profissional

Trabalho com o Prof. Orient. Arcos; Atividades Integradoras.

4º tempo

Informática
(prof orient)

5º tempo

plantão
(prof orient)

 

A organização dos horários dos núcleos é feita de modo a permitir que um mesmo profissional exerça as atividades de especialista e as de professor-orientador. Cada professor-orientador é responsável por 6 (seis) horas de atividades integradas e 1 (uma) hora de plantão, por semana, para atendimento de dificuldades específicas encontradas na leitura das Unidades Formativas.

 

Fonte:

 http://www.projovem.gov.br/html/organizacao_espaco.html - acesso em: 03.01.08