Oficina reúne novos parceiros do ProJovem

11/06/2006

 

Brasília (07/06/2006) - Representantes de 34 municípios de regiões metropolitanas das capitais participaram em Brasília da Oficina de Implantação do ProJovem, que começou na terça-feira (6) e terminou na quarta-feira (7). Na abertura do evento, o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, ressaltou a importância do programa, por representar a oportunidade do jovem excluído de se inserir na vida cidadã. “É um compromisso nosso por uma causa republicana”, assegurou o secretário. Ele frisou, no entanto, que para ter êxito é fundamental a participação de todos os envolvidos, especialmente dos novos municípios que estão aderindo ao programa. “É preciso que as parcerias funcionem para o programa dar certo e beneficiar os jovens”, afirmou.

 

A coordenadora do ProJovem, Maria José Féres, fez um histórico do programa, frisando que ele foi criado com o caráter emergencial e experimental, com base no artigo 81 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Maria José lembrou que seu principal objetivo é a aprendizagem, proporcionando aos jovens, no prazo de um ano, a conclusão do ensino fundamental, com qualificação profissional inicial e ação comunitária.

 

Programa Diferente

 

O representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Almerico Biondi Lima, ressaltou  que o ProJovem se diferencia dos demais programas de inserção no mercado de trabalho por incluir na mesma proposta pedagógica ensino, qualificação profissional e ação comunitária. “Ao concluir o curso, os jovens deste programa estarão mais preparados para disputar o mercado de trabalho”, observou.

 

A sub-coordenadora Nacional do ProJovem, Renata Santos, fez um relato sobre o funcionamento do programa, destacando seu objetivo, características do curso, planejamento de ações estratégias para seu funcionamento, entre outros aspectos. Ela lembrou que o  ProJovem é um projeto inovador, não somente no Brasil como no mundo.

 

Durante o encontro, alguns representantes das regiões metropolitanas ressaltaram a importância do ProJovem. “O seu formato é apaixonante, temos boas expectativas para o programa. Pretendemos atender 1.200 jovens e as inscrições devem ocorrer ainda este mês”, contou Neide Aparecida Félix Moreira, representante do município de Vila Velha (ES) “A educação profissional oferecida ao aluno por meio do curso de Qualificação Profissional, torna o ProJovem um programa fascinante”, destacou Clenícia Maria de Souza Zelva, representante do município de Duque de Caxias (RJ).

 

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia02.html