Oficina pedagógica regiões metropolitanas – Emoção e planos para o futuro

Nas duas últimas semanas a Coordenação Nacional do ProJovem promoveu uma oficina pedagógica com os municípios das regiões metropolitanas que desenvolvem o Programa.

05/09/2007

 

O objetivo do encontro foi avaliar o desenvolvimento do curso e verificar o andamento e a aplicação dos princípios pedagógicos do Programa.

 

A oficina foi dividida em duas etapas. A primeira, realizada nos dias 21 e 22 de agosto, no Hotel Nacional, contou com a participação dos coordenadores de 15 municípios: Nova Hamburgo (RS), Vila Velha (ES), Itaquaquecetuba (SP), Embu das Artes (SP), Carapicuíba (SP), Mogi das Cruzes (SP), Diadema (SP), Suzano (SP), Viamão (RS), Magé (RJ), Jaboatão dos Guararapes (PE), Osasco (SP), Belford Roxo (RJ), Serra (ES) e Duque de Caxias (RJ).

 

Na segunda etapa, que ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto, também no Hotel Nacional, participaram os coordenadores de mais 14 municípios: Ananindeua (PA), São Gonçalo (RJ), Niterói (RJ), Guarulhos (SP), Aparecida de Goiânia (GO), Canoas (RS), Contagem (MG), Caucaia (CE), Olinda (PE), Nova Iguaçu (RJ), Gravataí (RS), Santo André (SP), Paulista (PE) e São João do Meriti (RJ).

 

Na abertura da oficina a Coordenadora Nacional do ProJovem, Maria José Féres, destacou a importância desses encontros para o fortalecimento da rede de gestão do ProJovem, composta por Ministérios, Secretarias e municípios. “Nós funcionamos em uma rede nacional e a ponta são os municípios”.

 

Apresentações

 

Cada coordenação municipal teve a oportunidade de falar ao grupo sobre o desenvolvimento do ProJovem em sua cidade: os principais avanços, as dificuldades e os resultados obtidos até o momento. Foi uma chance de socializar e dividir experiências.

 

Essas apresentações foram o ponto alto da oficina. Utilizando recursos como vídeos, fotos e slides, os coordenadores emocionaram os presentes com histórias de mudança de vida e conquistas dos alunos. Um dos momentos mais marcantes foi a leitura das cartas/depoimentos escritos pelos jovens.

 

Dentre os aspectos apresentados pelos municípios pode-se destacar as ações de matrícula, os Planos de Ação Comunitária desenvolvidos nas comunidades, os alunos que se destacaram e obtiveram bons resultados, as parcerias com empresas e entidades no desenvolvimento de projetos, trabalhos dos jovens etc.

 

Futuro

 

Ao final do encontro a Coordenadora Nacional explicou as mudanças pelas quais os ProJovem vai passar. “Esse formato de programa, como nós o conhecemos e desenvolvemos vai acabar em setembro de 2008” , disse ela. “O ProJovem serviu de modelo para uma nova política de juventude e deixa uma boa herança para a educação”.

 

Entre as novidades que a novo ProJovem vai apresentar, Maria José adiantou a abrangência de jovens entre 18 à 29 anos, a inclusão de alunos alfabetizados, a extensão do curso para 18 meses e atuação no campo e em presídios.

 

O secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, também ressaltou a participação que os municípios tiveram na construção da história das Políticas Públicas para a Juventude.

 

“Antes do ProJovem não existiam políticas para a juventude. Não se enxergavam os jovens como segmento social. A construção dessa política seria impossível se não fossem as parcerias na execução. Estamos fazendo história”, disse.

 

Os coordenadores elogiaram a oficina e destacaram a importância da troca de experiências e idéias para superar as dificuldades. “As pessoas tem que ter o perfil para trabalhar aqui no ProJovem. É preciso abraçar o Programa e se envolver. É um trabalho com o coração”, disse uma das coordenadoras.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia216.html