Oficina Pedagógica - Envolvimento e trabalho coletivo
17/04/2007
Na semana passada, entre os dias 10 e 12 de abril, a Coordenação Nacional do ProJovem realizou, em Brasília, a 3ª Oficina de Gestão Pedagógica do ProJovem – Regiões Metropolitanas
O principal objetivo do encontro foi consolidar a implementação dos princípios fundamentais do ProJovem junto aos representantes de oito municípios que participam do Programa. Segundo a Assessoria Pedagógica da Coordenação Nacional, o foco foi na gestão pedagógica.
Para Maria José Vieira Féres, Coordenadora Nacional do ProJovem, a terceira oficina marcou mais uma etapa no trabalho de implementação do Programa. “A oficina representa mais um salto na qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido no ProJovem”, afirmou. Para ela, um dos pontos mais importantes no sucesso do Programa é o envolvimento de todos, “o trabalho coletivo”.
No encerramento da oficina, Maria José disse que após esses encontros “as cidades das regiões metropolitanas estão mais preparadas para enfrentar os desafios do programa”.
A coordenadora adiantou que existem planos para mais oficinas. “A preocupação com a qualidade é constante. Para isso, faremos um acompanhamento pedagógico sistemático”.
Aproximadamente 60 pessoas participaram do evento. Entre eles, trinta e dois coordenadores administrativos, pedagógicos, de ação comunitária e de qualificação profissional de Olinda (PE), Nova Iguaçu (RJ), São João do Meriti (RJ), Jaboatão dos Guararapes (PE), Novo Hamburgo (RS), Aparecida de Goiânia (GO), Betim (MG) e Gravataí (RS). Além de representantes dos Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Trabalho e Emprego; representantes da Fundação Darcy Ribeiro; da Universidade Federal de Juiz de Fora; especialistas e convidados.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury; do representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Misael Goyos; da representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Helena Ferreira, além da Coordenadora Nacional do ProJovem, Maria José Féres.
Oficinas e painéis
A programação da oficina foi extensa e variada. Durante três dias os coordenadores municipais puderam aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do Programa, além de discutir temas como juventude e educação.
Aspectos pedagógicos, de gestão, administração, avaliação e monitoramento do ProJovem foram abordados e discutidos em palestras e painéis.
Para os coordenadores municipais o trabalho foi muito proveitoso. “A oficina foi de extrema importância para mantermos o contato e a interação com as outras regiões e com a Coordenação Nacional do Programa”, afirmou Vítor de Lima, coordenador administrativo do ProJovem de Nova Iguaçu/RJ. “Tirei muitas dúvidas sobre o projeto e aprendi ainda mais”.
“O encontro veio para sanar as nossas dúvidas, abrilhantar e enriquecer nossos conhecimentos sobre o ProJovem. O que mais gostei foi a troca de experiências”, disse Beatriz Pereira, coordenadora pedagógica do ProJovem de Gravataí/RS.
“A oficina foi maravilhosa, tivemos a oportunidade de conhecer as pessoas que conceberam o ProJovem. Vimos que as pessoas que têm os nomes estampados no livros realmente existem, e se comunicaram conosco de forma horizontal. Hoje eu tenho uma visão concreta do tamanho do ProJovem”, comentou Isabel Cristina Poggetti, coordenadora Pedagógica de Novo Hamburgo/RS.
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