O CURSO
Características
A integração entre ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária proposta pelo ProJovem pressupõe uma nova perspectiva de cooperação interdisciplinar, voltada para o desenvolvimento de saberes, conhecimentos, competências e valores de solidariedade e cooperação contemporâneos do século XXI.
O ProJovem caracteriza-se por:
Assim, busca superar a distância existente entre escola e vida, entre aprendizado teórico e prático, entre escola e mundo do trabalho, entre a preparação do cidadão para o futuro e a ação do jovem cidadão no presente.
O Programa propõe estratégias que reconduzam os jovens para os sistemas educacionais, criando e validando múltiplas formas e múltiplos espaços de aprendizagem, de modo a ampliar o acesso aos sistemas de ensino e aumentar a probabilidade de permanência neles. Para tanto, cria uma organização curricular inovadora e flexível, cujo maior desafio é romper com duas clássicas dicotomias: educação geral X formação profissional e educação X ação cidadã.
Princípios Políticos Pedagógicos
O princípio do ProJovem é o da integração entre educação fundamental, qualificação profissional e ação comunitária. Assim, o ProJovem alia teoria e prática em uma formação que se articula à dimensão educativa do trabalho e à participação cidadã.
Objetivos
Ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o programa oferece oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, re-elaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, se re-posicionem quanto à sua inserção social e profissional.
Nessa perspectiva, espera-se que os jovens concluintes do Programa sejam capazes de:
Desenho do Curriculo
Carga horária e atividades
A carga horária do curso é de 1.600 horas (1.200 presenciais e 400 não-presenciais), a serem cumpridas ao longo de 12 meses ininterruptos. Esse percurso formativo será organizado em quatro unidades, com duração de três meses cada uma, nas quais os diferentes componentes curriculares se integram em eixos estruturantes apresentando referenciais concentuais que favorecem a progressão das aprendizagens.
O desenvolvimento das atividades previstas implica a dedicação intensiva dos jovens ao curso por, pelo menos, 32 horas semanais. As horas presenciais (24 horas semanais) incluem as atividades em sala de aula, visitas guiadas a instituições públicas, pesquisas de campo, participação em palestras, práticas relacionadas ao campo de qualificação profissional e à ação comunitária, sob a supervisão de um educador. As horas não-presenciais serão dedicadas às leituras e atividades das Unidades Formativas e à elaboração de planos e registros - individualmente ou em pequenos grupos - nos espaços e tempos mais convenientes aos estudantes.
Sempre considerando a necessária integração entre os componentes curriculares e a conveniência de desenvolver os conteúdos do ensino fundamental de modo a apoiar a qualificação profissional e a ação comunitária, a carga horária do curso será distribuída da seguinte maneira:
|
Horas presenciais |
Horas não presenciais
|
Total |
Ensino Fundamental |
800 |
400 |
1.200 |
Qualificação
Profissional |
350 |
- |
350 |
Ação Comunitária |
50 |
- |
50 |
Total |
1.200 |
400 |
1.600 |
Unidades Formativas
A organização do curso em Unidades Formativas tem como propósito possibilitar a sua construção em um contínuo e, ao mesmo tempo, demarcar os momentos distintos que o compõem. Cada Unidade Formativa articula-se em torno de um eixo estruturante, de instrumentais conceituais e de ações curriculares.
O eixo estruturante corresponde, em cada unidade, a uma situação-problema relevante na vida cotidiana dos jovens envolvidos no Programa e que os desafie de maneira particular. Os instrumentais conceituais indicam claramente a perspectiva de abordagem da situação-problema. As ações curriculares visam superar a organização de disciplinas estanques.
Algumas ações curriculares, relativas às áreas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, Artes, Matemática e Informática, estarão presentes em todas as Unidades Formativas.
No tratamento dos instrumentais conceituais, sempre se buscará combinar a ótica das Ciências da Natureza (Física, Química, Biologia) com a ótica das Ciências Humanas (Geografia, História e Ciências Sociais).
Unidade Formativa I: Juventude e Cidade
A juventude e as práticas de ocupação do espaço urbano pelos jovens (vivência na cidade globalizada). Re-posicionamento diante das dinâmicas urbanas de inclusão e exclusão social..
Unidade Formativa II: Juventude e Trabalho
O Mundo do Trabalho, as transformações pelas quais vem passando na sociedade contemporânea e as práticas de inserção dos jovens no trabalho. Reposicionamento diante das dinâmicas de inclusão e exclusão no trabalho e na escola.
Unidade Formativa III: Juventude e Comunicação
Informação e comunicação na sociedade contemporânea e as práticas dos jovens. Reposicionamento diante das dinâmicas de inclusão e exclusão no acesso à informação e à comunicação.
Unidade Formativa IV: Juventude e Cidadania
Diferenças sócio-culturais que segmentam a juventude brasileira: preconceitos e discriminações intra e intergeracionais. Reposicionamento diante das dinâmicas de inclusão e exclusão sociais que expressam desigualdades e diferenças (geração, gênero, raça/etnia, deficiências físico-psíquicas).
Qualificação Profissional
A Qualificação Profissional se constitui em uma das 3 dimensões do Programa que, em todos os momentos do processo formativo, se articula e se integra com as outras duas dimensões: o Ensino Fundamental e a Ação Comunitária.
A carga horária total de Qualificação Profissional no ProJovem é de 350 horas, assim distribuídas: 150 horas para Iniciação ao Mundo do Trabalho e Formação Técnica Geral e 200 horas para Formação Específica no Arco Ocupacional escolhido. Todo o material didático utilizado é desenvolvido e distribuído pela Coordenação Nacional. O Aluno recebe a Formação Técnica Geral durante as Unidades I e II e a Formação Específica no Arco Ocupacional nas Unidades Formativas III e IV.
A partir de estudos e análise do desenvolvimento sócio-econômico, o Município define e escolhe 04 Arcos Ocupacionais. O aluno, por sua vez, terá a oportunidade de participar da formação de 01 Arco possibilitando-lhe a formação inicial em 04 ocupações.
Durante todo o curso o aluno, juntamente com as outras atividades, desenvolve um Plano de Orientação Profissional – POP. Esse plano possibilita ao aluno um melhor aproveitamento das oportunidades práticas e teóricas oferecidas no curso. Além disso, permite que o aluno faça uma projeção dos próximos passos de seu processo de qualificação profissional.
Arcos Ocupacionais
Arcos |
|
ARCOS |
OCUPAÇÕES |
1. Administração |
a) Arquivador |
2 .Agro-Extrativista |
a) Trabalhador em Cultivo Regional |
3.
Alimentação |
a) Chapista |
4. Arte e Cultura I |
a) Auxiliar de Produção Cultural |
5. Arte e Cultura II |
a) Revelador de Filmes Fotográficos |
6. Construção e
Reparos I (Revestimentos) |
a) Ladrilheiro |
7.Construção e
Reparos II (Instalações) |
a) Eletricista de Instalações (Edifícios) |
8.
Educação |
a) Auxiliar de Administração (Escolar) |
9. Esporte e Lazer |
a) Recreador |
10. Gestão Pública e
3º Setor |
a) Agente Comunitário |
11. Gráfica |
a) Guilhotineiro (Indústria Gráfica) |
12. Joalheria |
a) Joalheiro na Confecção de Bijuterias e Jóias de Fantasia |
13. Madeira e Móveis |
a) Marceneiro |
14. Metalmecânica |
a) Serralheiro |
15.
Pesca/Piscicultura |
a) Pescador Artesanal |
16. Saúde |
a) Auxiliar de Administração em Hospitais e Clínicas |
17. Serviços
Domésticos I |
a) Faxineira |
18. Serviços
Domésticos ll |
a) Cuidador de Idosos |
19. Serviços Pessoais |
a)Manicura/Pedicura |
20. Telemática |
a) Operador de Microcomputador |
21. Transporte |
a) Cobrador de Transportes Coletivos |
22. Turismo e
Hospitalidade |
a) Organizador de Eventos |
23. Vestuário |
a) Costureiro |
Ação Comunitária
A ação comunitária propõe que os alunos realizem, coletivamente, um exercício prático de cidadania para conhecer melhor a realidade social da comunidade em que vivem; reconhecer seus direitos sociais; vivenciar atitudes cooperativas e solidárias voltadas à melhoria da qualidade de vida.
Na primeira e na segunda Unidade Formativa os alunos farão um diagnóstico dos principais problemas da comunidade e, a partir dele, vão elaborar o PLA – Plano de Ação Comunitária. A terceira Unidade Formativa vai ser dedicada à execução do PLA e a quarta Unidade será dedicada à avaliação e sistematização da experiência realizada.
Para a Ação Comunitária estão previstas um total de 50 horas de aulas presenciais (uma hora por semana) para as quatro Unidades Formativas, e mais horas não presenciais para a execução do PLA na Unidade III.
Avaliação do Ensino e Aprendizagem
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem no ProJovem ocorre em três momentos. A primeira é a avaliação processual realizada durante a Unidade Formativa por meio de fichas específicas, que se encontram no Caderno de Registro e Avaliação, pelo qual o professor acompanha o desempenho do aluno. Cada unidade formativa tem duração de três meses e as provas para a avaliação processual são realizadas pelos próprios professores.
Ao final de cada unidade formativa (que tem duração de três meses) o aluno é submetido à avaliação de desempenho (prova), que são elaboradas pelos respectivos autores do material didático e aplicada de acordo com o cronograma estipulado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), em comum acordo com a coordenação local. Ao final dos 12 meses e concluída as quatro unidades formativas, o aluno realizará o exame nacional de certificação que tem caráter obrigatório, mas não é eliminatório.
Cada Unidade Formativa é acompanhada dos respectivos instrumentos de avaliação: uma prova de base estruturada e fichas de acompanhamento do POP (Plano de Orientação Profissional), do PLA (Plano/Relatório de Ação Comunitária) e do desenvolvimento geral do aluno, de modo que se possa identificar os avanços conseguidos ao longo da unidade e as dificuldades que não foram superadas. Assim, a avaliação de cada unidade funcionará como base de diagnóstico e de planejamento para as atividades da unidade seguinte.
No fim do curso, cada aluno deverá apresentar os seguintes produtos elaborados ao longo das unidades:
Plano de Orientação Profissional — POP
Plano/Relatório de Ação Comunitária — PLA
Certificação
Em cada cidade onde o ProJovem está sendo aplicado serão credenciados órgãos que irão expedir o certificado de conclusão de curso.
Fonte:
http://www.projovem.gov.br/html/ocurso_caracteristicas.html - acesso em 03.01.08