O livro Mostra, Jovem! - Rompendo Invisibilidades traça um panorama dos alunos que participaram da exposição Mostra, Jovem!

13.01.2011

 

Por meio de questionários, entrevistas e grupos focais envolvendo alunos e professores, o livro Mostra, Jovem! Rompendo Invisibilidades – Perfil e Percepções dos Participantes da 1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano, organizado pelas especialistas Miriam Abramovay e Mary Garcia Castro, apresenta um perfil dos estudantes que participaram da exposição, assim como sua relação com o Programa, a repercussão do curso em suas vidas, suas expectativas de futuro, posições sobre temas polêmicos, além do significado pessoal de interagir na mostra.

Para Abramovay, a pesquisa trouxe a oportunidade de mostrar como é o aluno e o impacto do Programa sobre ele. Segundo ela, a Mostra inverteu os papéis e colocou o estudante no centro do palco.

“Toda a experiência do mostra está no livro. Muitos jovens saíram de suas cidades pela primeira vez, viajaram de avião, ficaram hospedados em hotéis e tiveram tudo de primeira qualidade, num espaço bonito e prazeroso. O principal é que, além de estarem aprendendo, eles também puderam ensinar, e considero que isso foi o fundamental”, aponta Miriam.

De acordo com a coordenadora Nacional do ProJovem Urbano, Maria José Vieira Féres, os resultados da pesquisa são gratificantes porque destacam que os objetivos do programa com seu currículo integrado foram alcançados. “A nossa responsabilidade também aumenta para prosseguir com a construção desta política que garante a inclusão social articulando educação, trabalho e cidadania”.

Maria José acrescenta que mais do que mostrar as suas produções artísticas e culturais, os estudantes trocaram experiências, falaram de suas trajetórias de vida e de suas esperanças de futuro. “São jovens que acharam no ProJovem Urbano as condições para elevar a sua auto-estima e voltar a investir no futuro como protagonistas do seu destino e da sua história”, assegura.

 

Potencial

Para Mary Castro, a pesquisa deixa claro o ‘reencanto’ do jovem com a vida e assinala que é possível vencer o desânimo e a falta de oportunidade característicos desse público. Para ela, o ProJovem contribui para a distribuição de um dos bens mais caros para o desenvolvimento, a educação.

 

“É um tipo de pedagogia onde o jovem não apenas recebe a informação. Eles discutem, participam, interagem uns com os outros e percebem que a violência e a exclusão que eles sofrem não é só deles, mas de outros também e que há alternativas”.

Mary destaca o modelo de currículo integrado como bem sucedido entre os estudantes e sinaliza a cultura como método educacional. “Pesquisas anteriores mostram que boa parte dos alunos considera a escola chata. E, neste trabalho, ficou claro que para os jovens não é mais possível separar a educação de trabalho e de participação. Eles querem ser sujeitos ativos. Por meio da linguagem cultural eles falaram de desemprego, de violência, das forças e atividades. Ou seja, a cultura é um tipo de método educacional e vejo muitas potencialidades nesse aspecto”, finaliza.

 

Publicação

 

Lançado pela Coordenação Nacional do ProJovem Urbano, por meio da Secretaria Nacional de Juventude e da Secretaria-Geral da Presidência da República, e organizado pelas especialistas Miriam Abramovay e Mary Garcia Castro, o livro Mostra, Jovem! Rompendo Invisibilidades – Perfil e Percepções dos Participantes da 1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano é o resultado de uma pesquisa realizada durante a exposição, realizada em agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=938