Núcleos de Embu das Artes (SP) dispõem de espaço para deixar as crianças enquanto os jovens estudam

30.06.2009

 

Os alunos do ProJovem Urbano de Embu das Artes (SP) que levam os filhos para a aula porque não tem com quem deixá-los encontram na escola ambientes apropriados com recreacionistas que cuidam das crianças enquanto estudam.

Cada um dos quatro núcleos da cidade possui um espaço que é montado com tapetes de TNT, cercadinho para as crianças, brinquedos, TV e dois recreacionistas responsáveis por cuidar dos meninos e desenvolver atividades lúdicas e recreativas.

Elaine de Souza, coordenadora pedagógica do ProJovem Urbano de Embu, conta que os recreacionistas são alunos do curso de Educação Física de faculdades da cidade que precisam acumular horas de estágio prático. “Os professores sempre comentavam da evasão e do problema dos filhos dos alunos em sala de aula. Daí, a Secretária de Educação teve a idéia chamar os universitários para esse projeto”.

Os recreacionistas tem seis horas de estágio sendo duas horas de planejamento que são utilizadas para montar a estrutura e programar as atividades. “A faixa etária dos filhos é variada e já pensamos em um espaço para os bebês. Alguns núcleos dispõem de TV e estamos pesquisando DVDs educativos para exibir”, afirma Elaine.

Segundo ela, essa foi uma ação positiva que estimula e ajuda o aluno que precisa estudar. “Muitos jovens deixam de vir às aulas por que não tem com quem deixar os filhos de noite e essa iniciativa já reduziu o número de faltas e eles se sentem acolhidos”, comenta.

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=758