Núcleo do Projovem Urbano é implantado em Valença

Seduc também trabalha a adesão dos municípios para a Edição 2015.

16/07/2015

A Coordenação do Projovem Urbano da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalha na implantação de 41 núcleos do Programa durante esse ano. Na última segunda-feira (13), a cidade de Valença realizou a aula inaugural do programa, na Unidade Escolar Cinéas Veloso. É a segunda vez que o município adere ao programa por intermédio da Seduc e nessa edição serão atendidos 184 alunos. Além de concluírem o Ensino Fundamental, os estudantes vão obter qualificação profissional na área de Saúde.

O programa, que tem como público-alvo jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental, trabalha a permanência do aluno em sala de aula por meio da oferta de salas de acolhimento e profissionais capacitados.

Desta forma, em Valença estão sendo atendidas, até o momento, 17 crianças (filhos dos jovens matriculados no Programa). Enquanto os pais estão em sala de aula, as crianças permanecem nas salas de acolhimento sendo cuidadas por pedagogas com experiência na área. O Projovem Urbano também disponibiliza o Intérprete de Libras, responsável por repassar as informações aos dois alunos surdos matriculados.

 

Edição 2015 do Projovem Urbano no Piauí

Além da implantação da Edição 2014 do Projovem Urbano em 41 municípios, a Seduc trabalha com a adesão dos municípios do Estado para a Edição 2015 do Programa.

“Muitos municípios já vieram procurar a Seduc. Nós estamos disponibilizando as fichas de pré-cadastro dos alunos para os municípios que têm interesse na Edição 2015 do Projovem Urbano que será executada em 2016. No momento em que formos efetuar a implantação, aqueles municípios que apontarem a demanda receberão a implantação do Programa”, disse Geusélia Cavalcante, coordenadora geral do Projovem Urbano na Seduc.

Àqueles municípios que têm mais de 100 mil habitantes podem fazer a adesão direta, junto ao MEC. No caso do Piauí, somente Teresina e Parnaíba se encaixam nesta perspectiva, o restante dos municípios deve fazer a adesão por meio da Seduc, que é o ente executor para aquelas cidades que têm abaixo de 100 mil habitantes.

Os municípios que tiverem interesse devem procurar a Coordenação do Projovem Urbano na Seduc para receberem as fichas de pré-cadastro dos alunos. Àqueles que comprovarem a demanda obterão a implantação do Projovem Urbano em 2016.

 

Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/20745