Matrículas do ProJovem Urbano do Recife começam segunda

São 1.750 vagas para Ensino Fundamental e certificado profissionalizante

 02/01/2015

Começa na próxima segunda-feira (5) o prazo de matrículas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano). A iniciativa é voltada para quem quer concluir o Ensino Fundamental e obter um certificado profissionalizante para se inserir no mercado de trabalho.

A Secretaria de Educação do Recife, em parceria com o Ministério da Educação, oferece 1.750 vagas para jovens de 18 a 29 anos, distribuídas em dez escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Para participar, só é preciso ser alfabetizado e não ter concluído o Ensino Fundamental.

Os interessados podem se matricular de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, em qualquer uma das dez escolas que oferecem o programa.  É preciso levar originais e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Quem não tiver este último documento precisará fazer uma entrevista de nivelamento no ato de matrícula. As matrículas podem ser feitas até o início das aulas, que está previsto para o dia 23 de fevereiro.

Para receber a bolsa-auxílio no valor de R$ 100, os alunos precisam frequentar pelo menos 75% das aulas e realizar, no mínimo, 75% das atividades e trabalhos propostos pelos professores em sala de aula. Quem quiser outras informações deve ligar para os telefones 3355-5482/5488, de segunda a sexta, das 9h às 21h.

A formação dura um ano e meio, com aulas de segunda a sexta, das 18h às 22h. O programa oferece uma bolsa-auxílio de R$ 100 aos alunos. Além de cursar as disciplinas do Ensino Fundamental e se qualificar profissionalmente, os estudantes têm aulas de participação cidadã, onde apresentam projetos para melhorar a vida na comunidade.

Os alunos recebem formação profissionalizante em administração, saúde ou turismo e hospitalidade. Cada escola oferece uma dessas três áreas. Quem faz o curso de saúde pode atuar como auxiliar administrativo em hospitais e clínicas, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório e atendente de farmácia. Já o aluno que escolher cursar a área de turismo e hospitalidade terá cursos de organização de eventos, ajudante de garçom (cumim), recepcionista de hotel e monitor de turismo local. Quem optar pelo curso de administração vai receber a qualificação de arquivador, almoxarife, office boy e auxiliar administrativo.

 

Fonte:

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/01/02/interna_vidaurbana,552421/matriculas-do-projovem-urbano-do-recife-comecam-segunda.shtml