Jovens realizam conferência em presídio alagoano

06/12/2007

 

Cerca de 60 jovens, entre 18 e 29 anos, que cumprem pena no presídio Baldomero Cavalcante participaram da I Conferência Livre da Juventude, na semana passada (27/11), em Alagoas.

 

O evento foi uma realização da Superintendência da Juventude da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

 

O encontro é preparatório para as conferências estadual e nacional da juventude e debate temas nas áreas de saúde, direitos humanos, sexualidade, educação e diversidades. Na oportunidade, técnicos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) proferiram palestra sobre sexualidade e drogas.

 

O superintendente da Juventude, Raudrin de Lima, disse que esse é o momento de traçar políticas públicas para os jovens alagoanos, afirmando que, pela primeira vez no país, é realizado um encontro dessa natureza em um presídio. "Alagoas sai na frente em realizar essa conferência livre para jovens reeducandos. Precisamos identificar os desafios e propor soluções que assegurem políticas públicas para os diversos segmentos da juventude. Estamos aqui para ouvir esses jovens que precisam de muita atenção.",enfatizou.

 

Apresentações culturais com grupo de Hip Hop Questão de Alma, do Centro Cultural Mandacaru, e do cantor Breno Correia do Grupo Embarcasamba, foram atrações na abertura do evento.

 

Com o lema "Levante sua Bandeira", a conferência estadual está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2008. Os tema debatidos serão "Juventude: democracia, participação e desenvolvimento de Alagoas e do Brasil"; "Parâmetros e diretrizes das políticas estadual e nacional de juventude"; "Desafios e prioridades para as políticas públicas de juventude", além de deliberar acerca das eleições para escolha de delegados estaduais. Já a nacional está prevista para o mês de abril. Também serão realizadas no Estado, novas conferências livres, além das municipais.

 

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Alagoas

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia275.html