Jovens de Fortaleza concluem programa e recebem homenagem

30/09/2006

 

"Estou aqui para dizer que o ProJovem mudou a minha vida. Não sei se de todos, mas a minha com certeza! Hoje sou uma nova pessoa...". Esses são trechos do depoimento emocionado de Cláudia Michelle de Souza, aluna da

Estação Juventude Maranguapinho I, no dia 26 de setembro, durante o encerramento das atividades da primeira turma do ProJovem de Fortaleza (CE), que aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate. Ao todo 520 alunos de oito

núcleos concluíram a Unidade Formativa IV e foram homenageados pelo programa.

 

Os alunos das 14 estações juventude que compõem o programa estiveram presentes para se despedir e torcer pelos colegas. O Ginásio ficou pequeno para tanta euforia e emoção dos alunos. "Os alunos da Estação Juventude Maranguapinho I são desbravadores, espero que eles continuem lutando", declarou a Coordenadora Nacional do Programa, Maria José Vieira Feres.

 

Os professores e coordenadores se mostraram orgulhosos dos alunos. "Me sinto eufórica e tão contente quanto eles, de saber que conseguimos chegar até aqui", ressaltou a coordenadora Pedagógica da Estação Juventude, Francisca Maria Cardoso Ramos. Francisca explicou ainda que a grande preocupação durante a implantação e desenvolvimento do programa, era de não cometer erros ou de errar o mínimo possível. Porque, segundo ela, seria impossível corrigi-los depois. "Me sinto feliz porque chegamos bem ao final e os erros não nos impediram de avançar. Chegamos até aqui e podemos olhar para trás e ver que valeu a pena", ressaltou.

 

Faixas e cartazes com nomes das estações e o nome do ProJovem fizeram parte da decoração feita pelos coordenadores do programa. Apresentações de rap, teatro e de forró animaram o público durante quatro horas de festa. Uma das apresentadoras do evento, a aluna Vanesca de Souza Mello, deixou um recado para os alunos do programa: "Valorize e abrace essa oportunidade com muita garra e força de vontade."

 

O coordenador Geral do ProJovem de Fortaleza, Afonso Tiago, disse que o programa é contemporâneo e inovador e está antenado com a situação de vulnerabilidade social que a juventude do país vive. "Em Fortaleza o

programa se encaixou muito bem dentro de um segmento da juventude, que estava necessitando desse tipo de política", comentou.

 

Sonho realizado

Depoimento da aluna Cláudia Michelle sobre os benefícios trazidos com o ProJovem:

 

"A minha casa era muito baixa e quando chovia a água inundava o quintal e a casa da frente. Quando eu acordava as panelas e todos os móveis estavam boiando, a água batia no meu joelho. Não agüentava mais essa situação, então eu falei com a minha mãe: Vou para o ProJovem estudar e conseguir arrumar nossa casa.

 

Quando recebi a carta, quase fiquei louca, aí pensei, vou arrumar a minha casa agora. Então, através do auxílio financeiro consegui consertar algumas coisas na minha casa. Nos três primeiros meses o meu dinheiro saiu de uma só vez e aí consegui comprar um milheiro de tijolo, cinco sacos de cimento, um metro de areia grossa e um metro de areia vermelha. Eu consegui erguer as paredes da lateral da minha casa e não tive mais problemas com a chuva.

 

Fiz o piso, comprei caibros, cimento e tijolo com o dinheiro do ProJovem. Eu e minha mãe viramos até serventes de pedreiro para ajudar e agilizar a reforma. Outra coisa boa que fiz com o dinheiro foi ter comprado um guarda-roupa para o meu filho de quatro anos. Pagava R$ 30,00 todo o mês e ainda realizei um sonho, de comprar roupas para mim, minha mãe e para meu filho."

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia37.html