Grupo de trabalho sobre a juventude do Mercosul faz primeira reunião

16.10.2008

 

 

Esta semana (15), aconteceu a primeira reunião do Grupo de Trabalho Nacional da Reunião Especializada de Juventude do Mercosul (REJ). O GT Nacional tem caráter permanente e deve acompanhar, em conjunto com a Secretaria Nacional de Juventude, as ações desenvolvidas por meio da REJ.

Segundo Danilo Moreira, presidente do Conselho Nacional de Juventude e coordenador do GT, esse é um importante passo para fortalecer a participação das organizações de juventude nas instâncias do Mercosul. A REJ é um órgão de assessoramento para o tema juventude e está ligada ao Grupo do Mercado Comum (GMC). Durante o período em que preside o Mercosul, o Brasil acumula também a coordenação da REJ.

Entre as deliberações do GT Nacional constam a organização da próxima sessão da REJ, que deve acontecer na cidade de Salvador (BA), integrando parte da programação da Cúpula Social do Mercosul. Será a quarta edição do evento que contará com a participação de organizações de juventude de todos os países membros. Por isso, uma outra deliberação do GT foi a de organizar um encontro de sociedade civil anterior à sessão da REJ.

Além de organizações que fazem parte do Conselho Nacional de Juventude, o GT conta com o Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, a Fundação Friedrich Ebert, a Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul, o UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas e a REJINA – Rede de Jovens Indígenas e Afrodescendentes.

Entre as tarefas permanentes do grupo está articular as diversas agendas em andamento que relacionam a temática de juventude à integração sul-americana. Um novo encontro ficou agendado para o dia 26 de novembro, em Brasília, quando se discutirá o programa da sessão da REJ em dezembro.

 

 

Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República

 

http://www.projovemurbano.gov.br/2008/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=500