Fórum discute Plano Estadual de Juventude em Pernambuco
31/05/2007
O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, participa nesta sexta-feira do Fórum de Juventude, que será realizado às 9h30, em Recife (PE), no plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco. O evento, que contará com a participação de 500 jovens, discutirá o Plano Nacional de Juventude, em tramitação no Congresso Nacional, e lançará uma Comissão Especial para criação do Plano Estadual de Juventude.
A iniciativa tem como objetivo inserir os jovens pernambucanos na agenda política e social do Brasil, debatendo os principais temas da juventude e atuando em defesa de seus interesses e direitos. O Fórum será um espaço suprapartidário, permanente e itinerante, debatendo a juventude em escolas públicas e privadas, universidades, associações, entre outras entidades e movimentos sociais e estudantis.
Além de Beto Cury, o evento contará com a participação do autor do requerimento que cria a Comissão Especial, deputado estadual Silvio Costa Filho, do relator do Projeto de Lei do Plano Nacional de Juventude, deputado federal Reginaldo Lopes, e do secretário estadual de Juventude e Emprego, Pedro Mendes. Para Beto Cury, a criação de espaços de diálogo, como o Fórum e conselhos estaduais, são essenciais para debater a temática juvenil e fortalecer a implantação de uma Política Nacional de Juventude.
A Secretaria Nacional de Juventude articula 19 programas federais voltados para os jovens, beneficiando cerca de 800 mil jovens entre 15 e 29 anos em todo o Brasil com investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão. A Política Nacional de Juventude trabalha no sentido de garantir a implementação de programas voltados para esse segmento social, ampliando o acesso ao ensino e a permanência em escolas de qualidade, gerando emprego e renda e democratizando o acesso ao esporte, ao lazer, à cultura e à tecnologia da informação. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), por exemplo, oferece qualificação profissional e acesso à educação para cerca de 170 mil jovens em todo o Brasil. Somente em Pernambuco, são 14.500 alunos matriculados.
Com a aprovação do requerimento que cria a Comissão Especial para acompanhamento e criação do Plano Estadual de Juventude, a Assembléia Legislativa de Pernambuco será pioneira na iniciativa. O Plano Nacional de Juventude prevê metas para os próximos dez anos e a discussão e aprovação de planos estaduais e municipais em todos os estados e municípios após a aprovação do Plano Nacional, o que é um dos elementos fundamentais para conferir à temática a dimensão de Política de Estado.
O secretário nacional de Juventude ainda participa, às 13h, de audiência com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas, para discutir políticas públicas de juventude.