Formatura ensino médio

Turma especial de 350 ex-alunos do ProJovem recebe o certificado do ensino médio e abre novos caminhos

29.04.2009

 

Grupo de trezentos e cinqüenta ex-alunos do ProJovem de Rio Branco (AC) conclui o ensino médio no Programa de Especial de Ensino Médio Poronga, do governo do Acre.

Em julho de 2007, o ProJovem de Rio Branco formou um grupo de 450 alunos que estava entusiasmado para prosseguir os estudos. Como as aulas no Poronga começam em março, os coordenadores articularam para que os jovens fossem absorvidos naquela época e não desanimassem. “Conversamos com a Secretária de Educação e conseguimos abrigar esses alunos em quinze turmas que foram abertas em setembro daquele ano (2007) em treze escolas da capital”, conta Maday Cunha, coordenadora do PEEM Poronga.

O PEEM Poronga é uma proposta pedagógica pensada para alunos do Ensino Médio da Rede Estadual que estão em distorção de idade série, voltada para o mundo do trabalho, desenvolvimento de competências e formação de cidadania. O curso funciona como uma aceleração do ensino médio, com dezoito meses de duração, e as turmas são abertas uma vez por ano, sempre em março.

Segundo Maday, os alunos do ProJovem tiveram um desenvolvimento muito satisfatório. “Tivemos as dificuldades naturais, como na escrita e na matemática, mas eles estavam mais bem preparados para um programa de aceleração do que os alunos que atendemos normalmente. Como eles já vinham em um ritmo de estudo, isso facilitou. Nós fizemos testes diagnósticos no início e no final, e eles se saíram muito bem”.

As formaturas do Poronga são sempre uma ocasião especial para os gestores, professores, familiares e alunos. O projeto chega aos três mil alunos certificados no ensino médio. Atualmente, 1.501 alunos do ensino médio freqüentam as aulas em 86 telessalas em Rio Branco e 2.260 estudam em 62 telessalas em outros cinco municípios acreanos.

De acordo com Maday, outro grupo do ProJovem está em andamento no Poronga, com formatura prevista para março de 2010. “É realmente compensador”, revela.

 

 

Certificado

 

O governador do Acre, Binho Marques, fez questão de participar da cerimônia de formatura, realizada no começo de abril (dia 8), e entregou o certificado de conclusão do ensino médio a José Renildo da Costa. Com o certificado em mãos, Renildo comemorou sorrindo ao lado do governador. "Cada formatura tem uma história de superação. Vocês são vencedores. Não existe maior luta pelo bem do que a da educação", disse Binho.

Vários jovens que voltaram a estudar e foram estimulados por amigos, familiares, colegas de trabalho e patrões, agora fazem planos para o futuro. “Quero cursar engenharia florestal", disse Francisco de Assis, que venceu a timidez que o impedia de se relacionar com as pessoas.

Francisco de Assis cursou o Poronga na Escola Ribamar Batista, no bairro da Sobral. Com 25 anos de idade, ele conta que só aos 19 retomou o ensino fundamental. "Por causa da timidez, eu não gostava da escola, agora estou pronto para os novos desafios”, diz.

 

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=740