Feira itinerante mostra aos alunos de Belford Roxo (RJ)
o mercado de trabalho dos arcos ocupacionais
27.07.2009
A coordenação municipal e os educadores de qualificação profissional do ProJovem Urbano de Belford Roxo (RJ) promoveram uma feira itinerante nos núcleos da cidade para explicar aos alunos sobre os arcos ocupacionais.
A Feira Itinerante dos Arcos Ocupacionais foi montada em cada um dos dez núcleos da cidade. Cada arco teve um respectivo estande e dois professores explicaram aos jovens os detalhes de cada uma das ocupações oferecidas no município.
A exposição marcou o encerramento da Unidade Formativa I e trabalhou a sociabilidade e a afetividade dos alunos. De acordo com Viviane Cardozo, coordenadora executiva do Programa no município, o evento ampliou as opções dos jovens em relação ao trabalho e geração de renda e incentivou a autonomia, iniciativa e realização social.
“Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os arcos escolhidos pelo município e identificar fatores de relevância relacionados à Formação Técnica Geral: execução de tarefas específicas, mobilidade profissional e a valorização do trabalhador”, explicou. “Vários jovens decidiram trocar de arco depois das explicações”.
Os educadores e coordenadores que trabalharam durante o período na montagem e desmontagem diária da feira verificaram que a experiência produziu bons resultados. O deslocamento da equipe foi assegurado pela Coordenação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que disponibilizou transporte durante todo o período.
A Qualificação Profissional corresponde a uma dimensão do currículo do ProJovem Urbano que desdobra-se em 03 conjuntos de atividades: Formação Técnica Geral (FTG), Arcos Ocupacionais e Projeto de Orientação Profissional (POP).
A Formação Técnica Geral aborda os aspectos comuns das ocupações e permite ao jovem compreender o papel do trabalho e da formação profissional no mundo contemporâneo. Os arcos ocupacionais preparam os jovens para atuar no mundo do trabalho, como empregado, pequeno empresário ou membro de cooperativa. Baseando-se em concepções contemporâneas de organização do trabalho, cada arco desenvolve competências relacionadas à concepção, à produção e à circulação de bens ou serviços, ampliando e articulando as possibilidades de atuação do jovem no mundo do trabalho.
O Projeto de Orientação Profissional (POP) é um trabalho de cunho reflexivo, ao longo de todo o curso, que prepara o jovem para melhor compreender a dinâmica do mundo do trabalho e planejar o percurso de sua formação profissional.
Em Belford Roxo, os arcos são os seguintes:
Telemática:
Operador de Micro computador
Helpdesk
Telemarketing
Assistente de Vendas
Administração:
Arquivador
Almoxarife
Contínuo (office boy/office girl)
Auxiliar administrativo
Saúde:
Auxiliar de Administração em hospitais e clínicas
Recepcionistas de Consultório médico e dentário
Atendente de laboratório de análises clinicas
Atendente de Farmácia / balconista
Construção e Reparos II:
Eletricista de instalações (edifícios)
Trabalhador de manutenção de edificações
Instalador-Reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações
Instalador de Sistemas
Sistema eletrônicos de segurança
Serviços Pessoais:
Manicura/pedicura
Depilador
Cabeleireiro
Maquiador
Fonte:
http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=772