Feira de empreendedores

 

Evento de qualificação profissional testa habilidades e mostra o potencial dos jovens.

 

As habilidades profissionais de 450 estudantes do ProJovem de Rio Branco (AC), foram testadas na semana passada (26), na realização de uma feira de empreendedorismo.

 

No evento, montado no espaço SEBRAE, os alunos se encarregaram de mostrar aos visitantes a prática do conhecimento adquirido nas aulas de Qualificação Profissional. Montaram estandes com produtos, produziram um desfile de roupas confeccionadas por eles, fizeram comidas e mostraram projetos.

 

O prefeito Raimundo Angelim, na visita à feira, viu os estandes e conversou com os alunos. Angelim verificou que em Rio Branco, o ProJovem proporcionou uma oportunidade louvável a pelo menos 1,5 mil jovens, nestes últimos dois anos.

 

“É impressionante o nível de educação oferecido a estes jovens, que, além de concluírem o ensino fundamental, abrindo as portas do nível médio, poderão exercer uma atividade profissional”, destacou o prefeito. Destes 450 estudantes, 150 terão concluído o fundamental em maio.

 

Cleciane Silva optou por culinária. “Era muito tímida e desmotivada, mas agora, não só aprendi culinária quanto minha auto-estima subiu ao longo das aulas. Eu me encontrei neste curso e acredito que vou continuar com este ofício para gerar renda”, comemorou a jovem.

 

Material

A carga horária total da qualificação é de 350 horas, distribuídas em 150 horas para iniciação ao mundo do trabalho e formação técnica geral, e de outras 200 horas para formação específica no arco ocupacional escolhido. Todo o material didático utilizado é desenvolvido e distribuído pela Coordenação Nacional. O aluno recebe a formação técnica geral durante as unidades um e dois, e a formação específica no arco ocupacional nas unidades formativas três e quatro.

 

O secretário Municipal de Educação, Moacir Fecury, ressalta que o maior trunfo do ProJovem estão na inclusão social e na já mencionada formação da vida profissional destes jovens. Ele afirma que esta condição é ainda melhor aqui, pelo fato de que “o ProJovem de Rio Branco está entre os cinco melhores do País”.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Branco

 

Fonte:

http://www.projovem.gov.br/2008/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=430