Estado se prepara para o início das aulas do ProJovem Urbano em 23 municípios

26.05.2009

 

Pernambuco está em intensa campanha de matrículas para o início das aulas, no próximo dia 1º de julho. A meta do estado é atender dez mil jovens em vinte e três municípios do estado.

De acordo com o coordenador pedagógico estadual, Genilson Marinho, já foram espalhadas três mil faixas nas localidades e a divulgação imprensa está maciça. Ele disse que as cidades que não foram contempladas estão procurando e querem saber como participar.

“Desde o final do ano passado estamos nos organizando e mobilizando os alunos por meio dos secretários municipais”, afirma. “Temos um número grande de cadastros que estão sendo inseridos no sistema e as comunidades estão animadas. Como são municípios carentes, eles reconhecem o benefício que é o Programa traz”, comenta.

Genilson diz que o auxílio financeiro é um atrativo eficiente no recrutamento dos jovens, mas que eles ressaltam as três dimensões do currículo para que eles conheçam o funcionamento do curso. Um ponto positivo, conta o coordenador, é a articulação do ProJovem Urbano com os programas de alfabetização. Turmas inteiras serão encaminhadas ao PJU para prosseguir os estudos.

“Temos um programa de alfabetização chamado Paulo Freire que vai alimentar as turmas do ProJovem Urbano. A conclusão de algumas de vários alunos vai coincidir com o inícios das aulas. Vamos migrar turmas completas. Além disso, conseguimos com a Secretaria de Educação o fornecimento de merenda de qualidade. Estamos garantindo toda a infra-estrutura necessária”, comemora.

Marinho ressalta que o estado está comprometido com o Programa e vai dispor de vinte e cinco veículos para monitorar os núcleos, além de locar espaços para o funcionamento das coordenações em cada localidade. “A suplementação de Pernambuco para o ProJovem Urbano será de 12 milhões por ano. Serão 24 milhões nesses dois anos de execução. Esse dinheiro será usado na infra-estrutura, contratação de pessoal e necessidades do Programa”, garante.

“Além disso, também já estamos planejando o calendário escolar e a programação das aulas. Teremos semanas pedagógicas com vários debates sobre diversidade, ética, questões raciais e ambientais. A idéia é reunir nossos dez mil alunos todos juntos para essa ocasião”, adianta.

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=747