“Essa é a primeira política pública para jovens no município”, diz
interlocutor local.
04/11/2009
Foi aberta oficialmente a primeira etapa do Projovem Urbano. O palco da aula inaugural foi o Centro de Convivências do Uniaraxá, na noite do dia 27 de outubro. Centenas de pessoas participaram do evento, que marcou o início dos trabalhos do projeto na cidade. Durante os próximos 18 meses, 400 jovens receberão estudo qualificado, além do kit do aluno e uma bolsa mensal no valor de R$ 100.
Anderson Alves Costa é o interlocutor dos Projovens em Araxá, e segundo ele, essa é a primeira ação desse sentido na cidade. “É a primeira política pública para a juventude no município. Existia antigamente o agente jovem e a escola de fábrica, e as pessoas podem falar, questionar, que já havia política pública para a juventude, mais na verdade eram projetos pilotos do Governo em parceria com instituições. Agora esse é uma política nacional de inclusão da juventude que foi aprovado em um projeto de lei”, explica.
“São dois arcos ocupacionais, que nós escolhemos para Araxá: que é o arco saúde (habilita o jovem a atuar no setor administrativo de hospitais, laboratórios, ambulatórios, clínicas e farmácias) e o telemática (manutenção de computadores, manutenção de celulares e telemarketing)”, explica Anderson.
O vice prefeito e secretário de Desenvolvimento Humano de Araxá, Miguel Alves Ferreira Junior, fala da importância do projeto para o município. “Nós nos esforçamos bastante para podermos implantá-lo aqui em Araxá. E essa é a oportunidade para aquelas pessoas que não tiveram condições de concluir o ensino fundamental”, disse.
E quem participa avalia o programa como a chance se conquistar mais conhecimento. “É uma oportunidade boa, pois além de estarmos concluindo o ensino fundamental podemos também abrir uma porta a mais para nosso futuro, na questão de emprego”, conta a aluna Danielle Cristina de Souza.
Fonte: Jornal Araxá
Fonte:
http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=819