Encontro Internacional de Educação
A coordenadora nacional do ProJovem,
Maria José Féres, fala sobre as mudanças do ProJovem no Encontro Internacional de Educação, em Gravataí
(RS)
28/11/2007
No dia 23/11, no auditório central do Encontro Internacional de Educação (EIE), em Gravataí (RS), reuniram-se coordenadores do ProJovem de diversas regiões brasileiras para o Seminário do ProJovem no EIE, em Gravataí.
A coordenadora nacional do ProJovem, Maria José Féres, falou sobre o Programa e disse que os efeitos já estão tendo resultados sobre a juventude excluída. "Esses alunos estão criando um sentimento de auto-estima muito grande", afirmou. Para ela, o que pode ser constatado é que muitos alunos que aderiram ao programa "já estão vendo uma luz no fim do túnel".
Maria José disse que a partir de julho de 2008 o ProJovem Urbano será lançado em todo o território nacional. "Este novo programa terá a duração de 18 meses e atingirá jovens dos 18 aos 29 anos", anunciou. Outra novidade do ProJovem Urbano, segundo Maria José, é de que o aluno só necessitará ser alfabetizado e não terá a obrigatoriedade de estar desempregado. "A bolsa auxilio de R$ 100,00 terá a duração de 20 meses", finalizou.
Para o titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Márcio Souza, o ProJovem é um programa de entrada de jovens excluídos socialmente, tanto no sistema produtivo, "a partir da qualificação educacional, quanto da sociedade formal". Conforme Souza, "o ProJovem é a segunda chance para aqueles que buscam um futuro melhor e por isso o programa deve ser saudado".
Educação Básica
O 2º Encontro Internacional de Educação (EIE) reuniu de 21 a 24 novembro milhares de pessoas no Parcão de Gravataí (RS). Representantes de 12 países e de diversos municípios brasileiros discutiram a Educação Básica. Márcio Souza, observa que "o papel do Estado, neste contexto de uma nova América Latina, e dos governos comprometidos com a classe operária, dentro de um contexto competitivo, foi amplamente debatido".
O tema central do encontro foi Práticas e Teorias: novos rumos da educação popular para a Educação Básica no Brasil, na América Latina e no Mundo. Além do enfoque nas experiências inovadoras no cotidiano da escola pública.
O encontro
O Encontro Internacional de Educação é uma iniciativa que visa ampliar o debate sobre a Educação Básica no Brasil, América Latina e no Mundo e Países de Língua Portuguesa, na perspectiva de construção de subsídios para a produção de políticas públicas voltadas para garantia da educação pública de qualidade como direito.
Em sua primeira edição, realizada de 9 a 12 de novembro de 2005, o EIE reuniu aproximados 10 mil participantes inscritos e 15 mil circulantes diários; delegações representantes de 16 países (Brasil, Argentina , Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Itália, Suécia, Guiné Bissau, Camarões, Angola, Moçambique, Mali).
Foram apresentados 503 relatos de experiências pedagógicas; realizadas três conferências; 24 espaços temáticos de diálogos; 8 painéis especiais internacionais; 6 painéis especiais autogestionários; efetivadas 300 ações culturais; realizados três grandes shows nacionais com a participação de nomes renomados da cultura brasileira que vieram contribuir e dar uma mostra do trabalho sócio-educativo que desenvolvem (Gabriel O Pensador, Olodum, Comunidade Nin Jitsu, Da Guedes, Sociedade Beneficente e Cultural Bambas da Orgia, entre outros).
Com informações da Prefeitura de Gravataí
Fonte