Em sete anos, o Conselho Nacional de Juventude contribuiu para várias conquistas da juventude brasil

29/02/2012

 

Desde que foi criado em 2005, o Conselho Nacional de Juventude Conjuve) garantiu várias conquistas para a juventude brasileira. A principal missão do colegiado é estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Juventude, mantendo um diálogo permanente entre a sociedade civil e o governo.

A composição atual do Conjuve é de 60 conselheiros, sendo que 20 são indicados pelo poder público - Ministérios, Fórum de Secretários e Gestores Estaduais de Juventude, Frente Parlamentar de Juventude da Câmara dos Deputados e o Fórum de Gestores Municipais de Juventude - e 40 são eleitos em assembleia pela sociedade civil - membros de organizações juvenis de representação nacional, ONGs, redes e movimentos.

Em seus passos iniciais, nove desafios entraram na agenda prioritária de trabalho do primeiro mandato do Conselho: promoção de vida saudável; ampliação do acesso e permanência em escolas públicas de qualidade; erradicação do analfabetismo entre os jovens; preparação para o mundo do trabalho; geração de trabalho e renda; democratização do acesso ao esporte, ao lazer, à cultura e à tecnologia de informação; promoção dos direitos humanos e das políticas afirmativas; estímulo à cidadania e à participação social; e melhoria da qualidade de vida dos jovens no meio rural e nas comunidades tradicionais.

Ainda no primeiro ano de funcionamento, os conselheiros (as) dividiram-se em três câmaras temáticas, cada uma responsável pela produção de diretrizes e recomendações para a construção de uma Política Nacional de Juventude. As câmaras se estruturaram a partir dos seguintes eixos: desenvolvimento integral - educação, trabalho, cultura e tecnologias de informação; qualidade de vida - meio ambiente, saúde, esporte e lazer; e vida segura - valorização da diversidade e respeito aos Direitos Humanos.

O trabalho desenvolvido neste ano teve como resultado a publicação "Política Nacional de Juventude: diretrizes e perspectivas". Lançado no final de 2006, o documento reúne a síntese dos três grupos e apresenta suas principais proposições para a implementação de ações capazes de ofertar melhores condições de vida para jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Já no segundo mandato, de 2008 a 2009, o Conselho promoveu junto com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. A mobilização envolveu etapas municipais, estaduais e livres. A etapa nacional aconteceu em abril de 2008, em Brasília-DF, reunindo cerca de 2,5 mil participantes, que elegeram 22 prioridades a serem consideradas pelos gestores públicos na elaboração e implementação das políticas juvenis. Foram oito meses de debates realizados nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, que envolveram mais de 400 mil participantes.

Outra ação realizada pelo Conjuve em 2008 foi o "Pacto pela Juventude", no sentido de comprometer o poder público e a sociedade civil com as 22 resoluções da Conferência Nacional e com diretrizes elaboradas pelo Conselho.

Em 2009, por meio das Comissões de Comunicação; Articulação e Diálogo; Parlamento; e Acompanhamento de Políticas e Programas, o Conjuve elaborou um documento apresentando um panorama de nove dos principais programas do governo federal direcionados à juventude, visando formular recomendações para o aperfeiçoamento dos programas e do processo de construção das Políticas Públicas de Juventude.

 

No atual mandato, que compreende de 2010 a 2011, o Conjuve reafirmou o seu protagonismo na promoção de PPJ's e conquistou várias vitórias, entre elas, uma avaliação dos principais programas de juventude durante o Governo Lula, que resultou no documento "Reflexões das Políticas de Juventude", considerado um marco importante na história do Conjuve e consolidando o papel fiscalizador e de controle social do Conselho.

Outra conquista expressiva dessa gestão foi a aprovação e promulgação da Emenda Constitucional 65, reconhecendo a juventude como prioridade na Carta Magna, além da realização da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, em dezembro de 2011. O encontro teve como lema "Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil" e reuniu delegações eleitas em mais de mil municípios de todos dos estados do país e Distrito Federal.

Foram realizadas mais de 1.500 conferências territoriais, municipais e estaduais, além das conferências livres, virtuais e da consulta aos povos e comunidades tradicionais. Ao todo, mais de 500 mil jovens foram mobilizados em todo o processo.

A mais recente vitória do Conjuve está na aprovação do projeto de lei que regulamenta o Estatuto da Juventude pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. O Estatuto regulamenta os direitos das pessoas de 15 a 29 anos, definindo obrigações da família, da comunidade, da sociedade e do poder público.

Eleições 2012 - Para compor a gestão do Conjuve no biênio 2012 e 2013 foram abertas inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho.  As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de março, mediante o preenchimento de formulário específico, disponível no site www.juventude.gov.br/conjuve ou solicitado pelo email eleição.conjuve@presidencia.gov.br

 

www.juventude.gov.br

 

Fonte:

http://www.projovem.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=1003