Em Igarapé (MG), projeto aponta para a importância da coleta coletiva, a redução da quantidade de lixo e o consumo consciente

21/10/2010

 

Preocupados com a natureza e com o uso dos recursos naturais do planeta, os núcleos 111 e 112 do município de Igarapé, do ProJovem Urbano de Minas Gerais, elaboraram o Projeto Escola Limpa que busca conscientizar os alunos sobre a coleta seletiva, a redução da produção de quantidade de lixo nos centros urbanos e o seu reaproveitamento.

A ideia do projeto surgiu a partir dos seguintes questionamentos: O que fazer com tanto lixo em pleno século XXI? Como se deu a evolução das técnicas de reaproveitamento de resíduos? Como lidar com os recursos consumidos da natureza, muitos deles não renováveis, que são utilizados de maneira inadequada?

O Escola Limpa será desenvolvido até o final do ano com várias ações pontuais e com a meta de assimilar que estudar em um ambiente saudável, bem limpo e organizado é um facilitador do aprendizado.

A proposta será trabalhada com os alunos por meio de textos, entrevistas, mesas redondas, visitas aos bairros da cidade, ao lixão e aos córregos, produção de textos e apresentação dos trabalhos.

Os temas abordados serão: a conscientização e alerta ao uso excessivo de descartáveis; o acúmulo de lixo nos centros urbanos; a vida no campo e as embalagens de agrotóxicos e fertilizantes (altamente tóxicos ao meio ambiente); o lixo industrial e a poluição do ar, do solo e das águas; os riscos do lixo para a saúde e meio ambiente; o destino do lixo - da coleta seletiva aos lixões a céu aberto; e as profissões envolvidas em todo o processo desde a matéria-prima até o produto final descartado.

Está previsto a ida de palestrantes das mais diversas áreas: um representante da associação dos catadores de papel; um da Companhia de Água e Esgoto; uma pessoa de alguma indústria; um representante da companhia de limpeza urbana; um agricultor e uma dona de casa. A ideia é que eles falem como os recursos da natureza são utilizados e podem ser transformados em algo útil que pode ser reaproveitado.

Outra meta é trabalhar o Programa de 4 Rs - reduzir, reciclar, reutilizar e recuperar nas interações entre a comunidade e escolar e a sociedade. E no ambiente escolar: o uso adequado dos recursos - água e energia elétrica; a utilização adequada dos espaços coletivos e, o respeito mútuo entre as pessoas integrantes desse espaço público.

Ao final, os alunos deverão produzir textos que relatem as suas interpretações e sentimentos da importância de se viver em um ambiente saudável e acolhedor em todas as esferas e depois uma exposição dos trabalhos realizados.

 

De acordo com a professora de Ciências Humanas Aida Fernanda Ferreira, o projeto veio para modificar e conscientizar as pessoas. “Vale a pena acreditar que com pequenos gestos podemos transformar o mundo”.

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=919