"Educação profissional é o rumo correto para o País", diz
Dilma na 7ª Olimpíada do Conhecimento
Presidente
participou da abertura do evento que reunirá 640 estudantes de cursos técnicos
14/11/2012
A presidente
Dilma Rousseff participou, nesta terça-feira (14), da abertura da 7ª Olímpíada do Conhecimento,
— São eventos como esse que demonstram que nosso País vem avançando no rumo correto, que é o rumo da educação profissional. Esses 640 estudantes que foram selecionados dos cursos técnicos e profissionalizantes evidenciam a importância que nós, sociedade e governo, devemos dar à questão da educação profissional. Esses jovens são exemplos de criatividade, persistência e entusiasmo.
Dilma ressaltou as parcerias estabelecidas entre o governo federal e o Sistema “S”, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico).
— Queríamos contar com a alta capacidade de especialização das escolas do Sistema “S”, porque queríamos vencer um desafio e dar um passo significativo no que se refere à formação técnica no que se refere ao ensino técnico brasileiro e à formação de jovens.
Metas
A meta do programa é chegar até 2014 com oito milhões de vagas criadas nesse tipo de cursos em todo o Brasil.
— Passado mais de um ano do nosso programa, já oferecemos 2,2 milhões de vagas para jovens e trabalhadores. Temos 736 mil jovens cursando o ensino técnico de nível médio. Além disso, temos também outro 1,5 milhão de jovens e trabalhadores que fazem cursos de qualificação. Esses resultados são muito bons e se tornarão cada vez mais expressivos.
A presidente disse ainda que pretende estabelecer o acordo de gratuidade estabelecido entre o governo federal e o Sistema S para oferecer bolsas de estudo para os estudantes que não possuam renda para pagar os cursos.
— O BNDES ofertou 1,5 bilhão para que o Senai construísse algo que é a nossa joia da coroa, que são os centros de inovação e tecnologia industrial, os institutos de inovação e as unidades móveis que, para um País com nossa expansão territorial, fará uma diferença muito grande. O mais importante é a formação de uma nova geração de jovens em cursos de alto nível que estão sintonizados com as necessidades da indústria brasileira. Essa é a característica que considero revolucionária desse programa.
Para Dilma, a
qualificação de jovens e a capacidade de agregar conhecimento e produção serão
“o grande diferencial do século
Olimpíada do Conhecimento
As provas da
7ª Olimpíada do Conhecimento, realizada pelo SENAI (Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial) terão início nesta quarta-feira (14). No começo do
dia, a presidente Dilma Rousseff vai acompanhar o começo das provas, no
pavilhão do Anhembi,
Até o fim desta semana, 640 estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes competirão em 50 ocupações industriais e quatro do setor de serviços. Entre eles, 36 competem em modalidades para pessoas com deficiência: nove disputam em costura para surdos; dez em panificação para pessoas com síndrome de Down; sete em mecânica de automóveis para cadeirantes; e dez em tecnologia da informação para deficientes visuais.
Filippo Cecilio, do R7
Fonte: