Direto para o Ensino Médio

Parceria garante que jovens formados no ProJovem de Recife (PE) sejam encaminhados para escolas de Ensino Médio. Outras cidades também estimulam e ajudam os alunos

Uma parceria entre a Coordenação Municipal do ProJovem, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Estado do Recife (PE) vai garantir que os formandos do curso ProJovem da capital sejam encaminhados diretamente para o Ensino Médio na rede pública estadual.

No evento de formatura das primeiras turmas do ProJovem de Recife, em março de 2007, o presidente Lula, presente no evento, questionou sobre o que poderia ser feito para que os jovens que concluíram o curso continuassem a estudar.

            “Atendemos a uma solicitação direta do Presidente”, afirma Márcia Charret,Coordenadora do ProJovem de Recife. “Iniciamos uma articulação entre a Secretária de Educação de Recife, Prof. Maria Luiza Aléssio, e o Secretário de Estado, Danilo Cabral”, conta.
             Depois dos acertos, a Secretaria de Estado enviou os endereços das Escolas Estaduais com Ensino Médio, para que os alunos da Estação da Juventude 9, que encerraram as atividades em dezembro de 2007, aproximadamente 509 alunos, fizessem a opção em três escolas.

 “A maioria dos alunos fez a escolha e o Estado devolveu a listagem com a escola que eles devem se dirigir. Com o resultado do Exame Nacional Externo eles podem efetivar a matrícula”, explica Márcia.

Outra cidade que também tem essa iniciativa é Duque de Caxias (RJ). Segundo Sônia Lima, coordenadora pedagógica do município, desde outubro os professores e coordenadores estão estimulando os alunos para prosseguirem com os estudos no Ensino Médio.

Nos articulamos com os professores e levamos núcleos inteiros para fazer a inscrição. Conversamos com a Secretaria Municipal de Educação, eles autorizaram a matrícula e deram o prazo de 45 dias para que os alunos levassem toda a documentação”, explicou. 

Próximas turmas:


            Cinco mil alunos ainda estão em aula no ProJovem de Recife, com a formatura prevista para julho deste ano. Com a experiência da EJ 9, a coordenação já se programa para garantir a continuidade dos estudos desses jovens.

            “Muitos estudantes das estações que já concluíram procuram as novas estações onde atualmente funciona o ProJovem para matar as saudades da equipe da coordenação local”, comenta Keila Macêdo, Coordenadora Pedagógica do ProJovem de Recife.                                  “Nesses encontros temos notícias de como o ProJovem proporcionou aos nossos jovens a possibilidade de acreditar que nunca é tarde para recomeçar e ter um futuro melhor”.

Keila cita o exemplo de alunos como Rafael de Souza e Emerson Lourenço, da EJ9, que participaram do arco de alimentação e já estão trabalhando na área que escolheram.

            “Os professores relatam o quanto esses jovens superaram barreiras para mostrar que tem valor, muito talento e profissionalismo. Nas aulas do SENAC, agarraram a oportunidade de estarem inseridos numa instituição com excelência garantida e hoje trilham um futuro com maiores perspectivas”.

Outro exemplo é Marcos, egresso da EJ5, que recebeu o certificado das mãos do Presidente. “Ele foi aprovado no CEFET, cursa o Ensino Técnico em Mecânica e relata o quanto seu projeto de vida era limitado à conclusão do Ensino Fundamental e a conseguir um emprego. Sua vida sempre foi cheia de dificuldades e desde criança costumava ajudar a aumentar a renda da família fazendo bicos. Atualmente ele sabe que pode conquistar muito mais para sua vida”, relata a coordenadora.

“Temos uma equipe de 16 jovens inseridos nos círculos populares de cultura a partir do arco Esporte e Lazer. Além de prosseguirem nos estudos, exercem uma atividade profissional descoberta no ProJovem e realizam um trabalho de levar esporte, lazer e cultura nas comunidades do Recife”, finaliza.

Fonte:

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia310.html