Dia Temático em Rio Branco une aprendizado e diversão
17/10/2006
Após cinco anos fora da escola, Maria da Liberdade, de 23 anos, moradora de Rio Branco (AC), já sonha com o curso técnico que irá cursar quando concluir o ensino fundamental. “Quero ser enfermeira. Com a ajuda dos professores do ProJovem vou terminar os estudos e ter uma profissão”, diz ela. Luzia Cavalcante, de 21 anos, também deposita no Programa Nacional de Inclusão de Jovens as esperanças de ter um futuro melhor. Depois de ficar quatro anos sem estudar, a jovem viu no programa a grande chance de conciliar escola e trabalho.
As duas amigas fazem parte do grupo de 876 jovens entre 18 e 24 anos inscritos no ProJovem do Acre. No último sábado, cerca da metade deles, incluindo Maria e Luzia, participaram das oficinas oferecidas durante o 1° Dia Temático do programa em Rio Branco. Aulas práticas sobre empreendedorismo, teatro e dança, aproveitamento integral de alimentos, artesanato com material descartável e sementes da Amazônia, liderança, sexualidade, segurança alimentar e customização de roupas mobilizaram alunos, professores e pessoal de apoio. O evento aconteceu na Escola Estadual Serafim da Silva Salgado.
Auto-estima dos alunos
Na opinião da subcoordenadora Nacional do ProJovem, Renata Maria Braga Santos, que acompanhou a realização do evento, o Dia temático de Rio Branco cumpriu as expectativas de “resgatar a auto-estima dos alunos e desenvolver habilidades específicas que não têm espaço no dia-a-dia da sala de aula”. O prefeito em exercício de Rio Branco, Eduardo Farias, percorreu as salas onde aconteceram as oficinas e verificou de perto o aprendizado de novas habilidades pelos alunos.
A técnica em educação Antonita Alencar, da Fundação Roberto Marinho (entidade parceira do ProJovem), lembrou que o Dia Temático reúne aprendizado e diversão, o que torna a ação pedagógica uma atividade prazerosa. Jailene Ribeiro Soares, que representou a Coordenação Municipal do ProJovem, disse que o ganho mais importante foi ter conquistado a adesão dos professores para esse tipo de evento. Quem acompanhou o Dia Temático pôde ver professores não apenas nas salas de aula, mas também cuidando da distribuição da merenda e da arrumação da escola. “Nem mesmo o feriado de 12 de outubro atrapalhou o evento. Já estamos pensando no próximo Dia Temático”, diz Jailene, satisfeita com a alta adesão dos alunos. Ao final das oficinas, cada um dos alunos participantes recebeu um certificado.
Fonte