Dia Temático movimenta a capital paraibana

14/12/2006

 

O ProJovem de João Pessoa realizou seu primeiro Dia Temático no último sábado, dia 09/12, na Escola Municipal Dumerval Trigueiro, na capital paraibana. O tema do evento foi “O Jovem como protagonista de aprendizagens para mobilização comunitária” e buscou promover uma maior articulação entre os diversos setores sociais e o protagonismo juvenil. A iniciativa foi desenvolvida pelo ProJovem em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

 

 "O Dia Temático foi extremamente positivo”, destacou Márcia Lucena, coordenadora Municipal do ProJovem de João Pessoa. “Percebemos uma grande freqüência dos jovens e visitação da comunidade”. Segundo ela, o sentimento presente em todo o 'Dia Temático' foi o de “harmonia e muito respeito”. 

 

“Nós reunimos jovens dos quatro cantos da cidade, muitos deles vindos de áreas estigmatizadas pelo problema da violência e o que nós percebemos foi harmonia em toda a programação", disse Márcia.

 

Durante todo o dia foram desenvolvidas atividades educativas, culturais e sociais para os alunos e comunidade, como Oficinas de sexualidade, alimentação alternativa, empreendedorismo, reciclagem, grafite, hip hop, teatro de rua, videoteca, xadrez, biodança, artesanato, customização e bijouterias, rádio comunitária, dança, entre outras.

 

Além disso, os alunos apresentaram seus trabalhos em uma Feira Temática; mostraram seus projetos de Ação Comunitária em pôsteres; e discutiram uma Plenária de Orientação para a Realização do Fórum Municipal do ProJovem. 

 

A participação dos alunos foi expressiva. Mais de 1.200 jovens se envolveram de alguma maneira no desenvolvimento do Dia Temático. Tanto como participantes, como expositores e organização.

 

Dia Temático

 

O dia temático é um dia de mobilização que visa promover uma maior articulação entre os diversos setores sociais. São desenvolvidas atividades educativas e culturais com foco nos saberes e fazeres locais e no protagonismo juvenil. Essa é uma ação desenvolvida em parceria com a Fundação Roberto Marinho que tem como objetivo estimular e dinamizar as ações vivenciadas nas Estações Juventude e ao mesmo tempo despertar nos jovens, educadores, gestores e parceiros do ProJovem atitudes de participação e expressão no fazer pedagógico, artístico e cultural da cidade.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia65.html