Declaração Conjunta

 

Brasil e Chile assinaram uma Declaração Conjunta na área de políticas públicas para a juventude. Documento é resultado da visita dos chilenos para conhecer o ProJovem

 

 

 

 

O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, e o presidente do

Instituto Nacional de Juventude do Chile (INJUV), Juan Eduardo Faúndez, assinaram, na quinta-feira (28/2), uma declaração conjunta na área de políticas públicas para a juventude.

 

O documento é resultado da visita da delegação chilena, que veio ao País para conhecer a experiência do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem. A delegação permaneceu dois dias em Brasília, onde se reuniu com representantes da Secretaria Nacional de Juventude e a Coordenação Nacional do Projovem, além de visitar a Câmara dos Deputados, onde foi saudada pelo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia.

 

A Declaração reconhece o pioneirismo do Chile na temática juvenil no âmbito do poder público e o avanço que o Brasil tem alcançado a partir da instituição de uma Política Nacional de Juventude. O INJUV foi criado há 17 anos e a cada três anos publica uma ampla pesquisa sobre a situação dos jovens no país, ajudando o governo chileno a planejar suas ações para esse público.

 

No Chile, a temática juvenil está subordinada ao Ministério do

Desenvolvimento Social. No Brasil, a Secretaria Nacional de Juventude está vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República. Embora sejam modelos diferentes, os dois países buscam o mesmo objetivo: elevar a política de juventude à categoria das chamadas políticas de Estado, ou seja, aquelas que seguem independente da vontade dos governos.

 

O secretário Beto Cury ressaltou a importância de receber a delegação do governo chileno, que desde 1990 possui um Instituto Nacional de Juventude e acumula experiência na parceria com o governo, colaborando efetivamente na formulação das políticas para jovens. Segundo Juan Faúndez, o Projovem lhes interessa, sobretudo, pela atuação integrada entre os Ministérios brasileiros.

 

A Secretaria Nacional de Juventude, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) foram criados em 2005, após amplo trabalho realizado por um Grupo Interministerial, que atuou na proposta de uma Política Nacional de Juventude para o País.

 

Fonte: Secretaria-Geral da Presidência

 

Fonte:

http://www.projovem.gov.br/2008/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=324