Curso de gestores – 31. 07. 2008

 

“É preciso estar comprometido e ter claro os objetivos do programa para que ele seja um sucesso”, enfatizou Maria José Féres, coordenadora nacional do ProJovem Urbano, na abertura do 1º Curso de Formação de Gestores do ProJovem Urbano, ontem (31), em Brasília.

 

Até sábado (2), os coordenadores executivos e pedagógicos de 34 localidades fazem o curso de formação inicial para a gestão do Programa. Essas cidades vão iniciar as aulas do ProJovem Urbano até fevereiro de 2009.

Maria José destacou a importância da articulação local e lembrou que o gestor precisa conhecer a realidade, discutir, aprender, reproduzir e motivar. “Essa é uma tarefa prática de gestão”, disse. “É necessário responder aos anseios e expectativas dos jovens e saber qual é o objetivo do programa para não fazer falsas promessas . O ProJovem Urbano não promete emprego nem profissão, ele se propõe a melhorar as potencialidades dos jovens para o mundo do trabalho, que são poucas”.   

A Coordenadora explicou que anteriormente a gestão do antigo programa era fragmentada, com um coordenador local para cada dimensão do curso e que a experiência mostrou que era preciso integração e comprometimento com o todo. “O foco tem que ser no jovem. O coordenador precisa estar disposto a enfrentar problemas, lidar com a violência e gerir algo complexo: a juventude. Esse profissional precisa ser técnico, saber o que faz e ter compromisso político. O ProJovem Urbano exige pensar com a cabeça e com o coração”, disse Maria José, emocionada.

 

Fatores locais

 

A antropóloga Regina Novaes, especialista em Juventude, apresentou um panorama dos jovens no Brasil e no contexto internacional e destacou a importância de estar aberto ao diálogo. De acordo com ela, fatores como renda, economia local, questões históricas, raça e etnia formam várias juventudes no mundo, que acompanham as mudanças da sociedade de forma muito rápida.

“Ainda estamos em um processo de aprendizado e conhecimento. As políticas públicas específicas para a juventude são um fenômeno mundial recente. O governo brasileiro governo percebeu que eram necessárias ações para esse público e o ProJovem foi pioneiro”.

Regina disse que os temas integradores do ProJovem Urbano foram elaborados com ênfase no contexto da modernidade, baseados em pesquisas, na experiência e com o olhar na juventude. “Temos que perceber a diversidade da realidade e tentar responder essa questão. O tema da cultura, por exemplo, é uma das novidades do currículo, ela dá identidade e pertencimento ao jovem”.

Outro aspecto salientado pela antropóloga foi a irreverência do diálogo juvenil. Segundo ela, 'é preciso ensiná-lo a escutar enquanto jovem para que ele escute quando adulto'. "Ele tem uma trajetória histórica e é necessário buscar os pontos em comuns de sonhos e projetos”, sugeriu.

 

 

 

 

 

Curso

 

O 1º Curso de Formação do ProJovem Urbano vai permitir que os profissionais se apropriem do Projeto Pedagógico Integrado (PPI) do ProJovem Urbano e do desenho curricular; e reflitam sobre o ensino e a aprendizagem das disciplinas.

De acordo com a Assessoria Pedagógica da Coordenação Nacional do ProJovem Urbano, o objetivo do curso é “dar formação específica nos fundamentos do Programa para garantir sua execução com qualidade e, conseqüentemente, o sucesso dos jovens participantes”.

 

Serviço:

1º Curso de Formação dos Gestores do ProJovem Urbano

Data: de 31 de julho a 02 de agosto de 2008

Carga horária: 24 horas

Local: Carlton Hotel - SHS Quadra 5 Bloco “G” Brasília - DF

             Tel: 61 3224.8819

 

 

Programação:

 

1° Dia - 31 de julho de 2008

Manhã - 8h30 às 12h30

Local: Auditório

 

8h30 às 9h

Abertura: Prof.ª Maria José Feres

 

9h às 11h - Palestras:

 

Os Novos Rumos das Políticas Públicas para a Juventude - Prof.ª Regina Novaes

ProJovem Urbano: Gestão e Novos Desafios -  Prof.ª Maria José Feres

11h às 12h30 - Debate

 

12h30 às 14h - Almoço

 

 Tarde - 14h às 18h

Local: Auditório

 

14h às 16h - Palestras:

 

O Currículo Integrado do PROJOVEM Urbano - Profª. Maria Umbelina Caiafa Salgado e Prof. Fábio Luiz Zamberlan

Coordenação da Mesa: Cláudia Veloso Torres Guimarães (Assessoria Pedagógica)

 

16h às 17h - Debate

 

17h às 17h30 – Intervalo

 

17h30 às 18h30

Apresentação das Instituições Parceiras na Formação dos Profissionais do ProJovem Urbano

Eliane Figueira e Carmen Rangel (Fundação Darcy Ribeiro)

Prof. Fábio Luiz Zamberlan (COPPE/UFRJ)

 

Avaliação do dia

 

 

 

2º Dia: 1º de agosto de 2008

Manhã- 8h30 às 12h30

Local: Auditório

 

8h30 às 12h30 - Palestras:

 

O Plano de Formação e a Gestão Pedagógica do ProJovem Urbano – Cláudia Veloso Torres Guimarães (Assessoria Pedagógica)

O Sistema de Monitoramento e Avaliação do ProJovem Urbano / SMA - Márcia Serôa da Motta Brandão (Assessoria de Avaliação e Supervisão)

Coordenação da Mesa: Prof. Maria José Vieira Feres (Coordenadora Nacional do ProJovem Urbano)

 

 

 

12h30 às 14h - Almoço

 

 

Tarde - 14h às 18h30

Local: Auditório

 

14h às 16h - Palestra:

 

Funcionamento e Operacionalização do Sistema de Monitoramento do ProJovem Urbano - Graziela Murrieta Costa (Assessoria de Monitoramento)

Debate

 

16h às 16h30 – Intervalo

 

16h30 às 18h30 - Palestra:

 

Aspectos Administrativos, Orçamentários e Financeiros do ProJovem Urbano - Sérgio Jamal Gotti (Assessoria de Administração, Orçamento e Finanças)

Debate

 

Avaliação do dia

 

 

 

3º Dia: 02 de agosto de 2008

Manhã - 8h30 às 12h30

Local: Salas de oficinas

 

8h30 às 10h30 - Dinâmica:

 

Acolhimento, Humanização e Práticas Educacionais – O acolhimento no ProJovem Urbano; Interpretação das demandas sociais, culturais, políticas e institucionais: idéia de  vínculo e escuta.

Grupo 01 - Laurinda de Miranda Barbosa e Maria Leonor M. Cruz (FUNDAR)

Grupo 02 - Eloísa Machado e Lucena Barbosa Madureira (FUNDAR)

Grupo 03 - Silvia Regina Barreto e Lucília Caputo Garcia (FUNDAR)

Organização: FUNDAR e COPPE/UFRJ 

 

 

 

10h30 às 10h45 - Intervalo

 

10h45 às 12h30 - Dinâmica:

 

Inteligência Coletiva e Redes Sociais de Conhecimento – Ação coletiva / trabalho em grupo; Inclusão social; Compreensão da juventude e as novas relações intra e inter-geracionais

Grupo 01 - Laurinda de Miranda Barbosa e Maria Leonor M. Cruz (FUNDAR)

Grupo 02 - Eloísa Machado e Lucena Barbosa Madureira (FUNDAR)

Grupo 03 - Silvia Regina Barreto e Lucília Caputo Garcia (FUNDAR)

Organização: FUNDAR e COPPE/UFRJ    

 

12h30 às 14h - Intervalo para almoço

 

 

 

Tarde - 14h às 17h

Local: Salas de oficinas

 

Dinâmica:

 

Tecnologias do Trabalho do Gestor no Projovem Urbano – Aspectos da gestão: organização, planejamento e avaliação no ProJovem Urbano; Levantamento das necessidades e recursos disponíveis; Definição de prioridades e metas; Garantia de acesso, acolhimento, permanência e êxito dos jovens no PJU.

Grupo 01 - Laurinda de Miranda Barbosa e Maria Leonor M. Cruz (FUNDAR)

Grupo 02 - Eloísa Machado e Lucena Barbosa Madureira (FUNDAR)

Grupo 03 - Silvia Regina Barreto e Lucília Caputo Garcia (FUNDAR)

Organização: FUNDAR e COPPE/UFRJ   

 

 

 

17h às 18h - Avaliação do encontro

 

Encerramento

 

 

 

Cidades Participantes

 

Região Norte

 

Ananindeua (PA); Belém (PA); Macapá (AP)

 

 

 

Região Nordeste

 

Alagoas (AL); Fortaleza (CE); Juazeiro (BA); Mossoró (RN); Olinda (PE); Paulista (PE); Recife (PE); Salvador (BA); Sergipe (SE); Vitória da Conquista (BA)

 

 

 

Região Sudeste

 

Belford Roxo (RJ); Carapicuíba (SP); Diadema (SP); Guarulhos (SP);  Itaboraí (RJ); Itaquaquecetuba (SP); Magé (RJ); Niterói (RJ); Nova Iguaçu (RJ); Osasco (SP); Rio de Janeiro (RJ); São Gonçalo (RJ); São Vicente (SP)

 

 

 

Região Centro-Oeste

 

Aparecida de Goiânia (GO);Campo Grande (MS); Goiânia (GO); Goiás (GO)

 

 

 

Região Sul

 

Curitiba (PR); Florianópolis (SC);Gravataí (RS); Porto Alegre (RS)

 

Fonte:

 

 http://www.projovem.gov.br/2008/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=470