Conjuve - Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) elege novos representantes da sociedade civil

20.10.2009

 

 

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) vai eleger, no dia 15 de dezembro, os novos representantes da sociedade civil para o biênio 2010/2011. Serão disputadas 27 vagas para os Movimentos Juvenis e 13 para as Entidades de Apoio. Para participar da Assembléia da Eleição e concorrer a uma das cadeiras é necessário inscrever-se até o dia 23 de outubro.

O presidente do Conjuve, David Barro,s afirma que a eleição do Conselho é um momento de grande importância e espera o engajamento de todos os conselheiros. Segundo ele, o órgão hoje exerce um papel de protagonista na definição das políticas públicas voltadas para a juventude.

David Barros ressaltou que o Conjuve, graças à atuação de todos os conselheiros, conquistou enorme credibilidade junto à sociedade civil e junto aos órgãos públicos. “O desafio dessa nova gestão é garantir a consolidação das políticas de juventude como uma política de Estado, impedindo que elas retrocedam”.

A diretora da Ong Ação Educativa, de SP, Magi Freitas, que já foi vice-presidente do Conjuve, se diz otimista com o crescimento da importância do Conselho junto à sociedade civil e no avanço do diálogo com os órgãos governamentais. Entretanto, ela ressalta que nem tudo são flores e o Conselho tem inúmeros desafios ainda pela frente. O principal deles é conseguir influir efetivamente nas políticas públicas dos Ministérios.

“O diálogo é muito bom, mas na hora de colocar em prática as políticas sugeridas encontramos algumas barreiras por parte dos órgãos governamentais”. Na opinião dela este será um dos desafios da nova gestão do Conselho. Porém, o principal deles será o de manter as conquistas já obtidas após as eleições federais.

O Conselheiro e membro da Comissão eleitoral, Alex Nazaré, reconhece que barreiras existem, mas que o governo federal tem dado espaço ao Conjuve que tem uma função importante junto aos órgãos governamentais. “O Conselho tem atuado para influir nas políticas de juventude do governo e isso tem sido reconhecido pelo movimento juvenil”, disse. Ele acrescenta que a eleição fortalece as políticas de juventude, os movimentos juvenis junto ao Conselho e as entidades locais. “A eleição é, de certa forma, um dos exercícios de participação no Conjuve e vai fortalecer o debate em torno da participação política da juventude no país”.

O Conjuve é composto de 20 cadeiras de poder público e 40 da sociedade civil que, a partir de 2007, passou a ser eleita em Assembléia. Poderão candidatar-se a representantes da sociedade civil as seguintes categorias: Movimentos Associações ou Organizações da Juventude de atuação Nacional (22 cadeiras), Movimentos Associações ou Organizações da Juventude de atuação Local (uma cadeira), Fóruns e Redes da Juventude (quatro cadeiras) e Entidades de Apóio às Políticas Públicas de Juventude (13 cadeiras).

A assembléia será realizada no dia 15 de dezembro em Brasília (DF), a partir das 9h, em primeira chamada, com a presença de 50% de representantes habilitados; e às 9h30, com qualquer quorum. O encerramento será às 18h.

 

Veja mais: www.juventude.gov.br

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=813