Conferência da Juventude
O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, participou do evento da
assinatura do Pacto pela Infância e Juventude e do decreto de lançamento da
Conferência Estadual da Juventude, na semana passada, dia 11/9, em Curitiba
(PR).
19/09/2007
Cury avaliou as políticas públicas locais voltadas para o público juvenil e divulgou o ProJovem, programa federal unificado de juventude, lançado no último dia 5, em Brasília (DF).
De acordo com Beto Cury, há apenas dois anos e meio, a União passou a dar mais atenção ao público juvenil, com políticas específicas para esse segmento social. "Até recentemente, o que se tinha de políticas públicas de juventude era para o jovem e adolescente até 18 anos, em razão do Estatuto da Criança e do Adolescente. A partir dos 18 anos, o jovem entrava no rol dos adultos, com direito às políticas universais".
"Hoje, posso dizer com muita tranqüilidade que a juventude deixou de ser olhada apenas como transição da adolescência para a vida adulta, passando a ser percebida como segmento social, e o jovem, como sujeito de direitos e agente importante de qualquer projeto de desenvolvimento do país", avaliou.
Para o secretário, há dois grandes desafios no próximo período: assegurar a inclusão de jovens à cidadania, aos seus direitos e consolidar o tema juventude como política de estado do Brasil. Nesse sentido, Cury elogiou os projetos de juventude realizados na cidade de Curitiba e ressaltou a importância da assinatura do Pacto pela Infância e Juventude e a instituição da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude.
Conferência Nacional de Juventude
A Conferência Estadual de Juventude do Paraná faz parte do processo da 1ª Conferência Nacional de Juventude, que visa promover o direito à participação, fortalecer a rede social e institucional relacionada ao tema juventude e identificar desafios e prioridades de atuação para o poder público. A realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude foi lançada no último dia 5 de setembro pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.
Sob os temas "Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional", "Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude" e "Desafios e prioridades para as políticas públicas de juventude", as etapas municipais, estaduais e nacional contarão com a participação de gestores estaduais e municipais, frente parlamentar em defesa de políticas públicas de juventude, juventudes partidárias, movimentos sociais do campo e comunidades tradicionais, entre outros.
As conferências municipais ocorrerão entre os dias 22 de setembro a 10 de fevereiro de 2008. As etapas estaduais serão realizadas entre 11 de fevereiro e 30 de março de 2008 e a etapa nacional acontecerá do dia 27 a 30 de abril de 2008, em Brasília.
Com informações do Secretaria-Geral da Presidência da República
Fonte