Chilenos conhecem o ProJovem

 

Na última quinta-feira (28), uma delegação do Governo chileno esteve em Brasília para conhecer o ProJovem. Maria José Féres, coordenadora nacional, explicou os fundamentos e o funcionamento do Programa

            Uma delegação composta por oito representantes da juventude do Governo do Chile esteve em Brasília nos dias 27 e 28/2. O principal interesse dos chilenos foi o modelo institucional brasileiro para a temática de juventude, em especial, o ProJovem.

A missão se reuniu com a Frente Parlamentar de Juventude, na Câmara dos Deputados e também foi recebida pelo secretário nacional de Juventude, Beto Cury, na quarta-feira (27).

No dia 28, o grupo teve uma reunião com a Coordenação Nacional do ProJovem, em que Maria José Féres, coordenadora nacional do Programa, explicou em detalhes o funcionamento do curso.

 

Modelo

 

A delegação veio à Brasília em busca de informações e dados. Segundo Juan Molina, diretor do Instituto Nacional de Juventude do Chile, a idéia de Michelle Bachelet, presidente do Chile, é implantar um programa direcionado aos jovens chilenos de acordo com a realidade do país.

“Buscamos modelos e experiências de sucesso, como o ProJovem no Brasil. Com as informações coletadas vamos apresentar um projeto para a Presidente. Em 2008, será criado no Chile o Ministério do Esporte e da Juventude, e queremos lançar um programa com foco na qualificação profissional e no nivelamento de estudo da juventude”, disse Juan.

A coordenadora nacional do ProJovem, Maria José Féres, explicou o funcionamento, os parâmetros pedagógicos e os diferentes aspectos da avaliação, monitoramento e gestão do Programa. Além disso, falou sobre o desenho do ProJovem Urbano e as metas que o esse novo formato pretende alcançar. Segundo ela, “é do interesse do país reforçar os laços e dividir experiências”.

O grupo demonstrou interesse nos detalhes do Curso, como a integração entre as disciplinas, a escolha dos Arcos Ocupacionais, os Planos de Ação Comunitária (PLA), o pagamento do auxílio financeiro, o monitoramento, a formação dos educadores e a certificação.

Outro aspecto que chamou a atenção da delegação foi o Sistema de Monitoramento e Avaliação. Segundo Cristian Fernandez, Presidente da Juventud Partido Radical, foi “bom saber que o ProJovem mantém um monitoramento constante da evolução da aprendizagem dos alunos”.

“Percebe-se a preocupação em garantir que os jovens realmente aprendam e que não se trata de apenas elevar as estatísticas e os índices de escolaridade do país”, observou Cristian, que também é professor.

Maria José complementou o assunto explicando a sistemática do Exame Nacional Externo e disse que o ProJovem “muda a vida e o pensamento dos jovens que fazem o curso”.

“O conteúdo foi pensado de acordo com a realidade desse público. A proposta é que o Programa sirva como estímulo para que os jovens continuem estudando e aperfeiçoando suas capacidades, e que eles sejam novamente inseridos na sociedade”, esclareceu Maria José.

 

A questão dos jovens nos presídios também foi um dos temas abordados. Como explicou Fernando Krauss, Diretor de Coordenação Intersetorial do INJUV, “a maioridade penal no Chile foi reduzida para os 14 anos e esses adolescentes infratores costumam ser mais violentos e agressivos que os adultos. Nós também temos que pensar em como esses adolescentes serão reinseridos na sociedade”.

Maria José aproveitou o assunto para falar sobre o Pronasci, a proposta de levar o ProJovem para os presídios. “Ainda estamos estudando como vamos nos organizar para atender a essa população. Mas a idéia é implantar um modelo do ProJovem nas unidades da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor)”.

Ao final do encontro o grupo agradeceu e Juan Molina entregou à Coordenadora uma publicação sobre a juventude chilena e reforçou os laços de amizade e cooperação. A delegação se comprometeu a mandar informações sobre o futuro ProJovem chileno.

Na sexta-feira (29), a missão seguiu viagem para Recife (PE), onde conhecem o funcionamento das Estações Juventude e encontram-se com alunos e membros do ProJovem local.

Participam da missão: o Diretor do Instituto Nacional de Juventude do Chile, Juan Eduardo Faúndez Molina; Fernando Krauss Ruz, Diretor de Coordenação Intersetorial do INJUV; Cristian Fernandez Mandujano, Presidente da Juventud Partido Radical; Tomás Fuentes Barros, Presidente da Juventud Partido Renovación Nacional; Hector Gárate Wamparo, Presidente da Juventud Partido Democracia Cristiana; Daniel Melo Contreras, Presidente da Juventud Partido Socialista; Boris Peralta Jara, Presidente da Juventud Partido por la Democracia; e Oscar Aroca Contreras, Secretário Geral da Juventud Comunista.

 

Programação em Recife (PE) - 29/2

 

11h – A comissão será recebida pela Secretária de Educação, Maria Luiza Alessio; Secretário de Governo, Múcio Magalhães; Coordenadora Administrativa e de Gestão do ProJovem Recife, Márcia Charret; Coordenadora Pedagógica, Keila Patrícia; e membros do Comitê Gestor.

 

12h - Passeio com o Barco Escola pelos Rios Capibaribe e Beberibe com alunos e coordenadores do ProJovem

 

14:30h - Visita à Estação da Juventude 13 - E.M. Diná de Oliveira com recepção pelos alunos e professores do ProJovem.

 

Fonte:

http://www.projovem.gov.br/2008/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=321