Cabral ganha pólo do ProJovem Urbano

06/09/2013

 

 

A Prefeitura, por intermédio da secretaria de Educação do município, atendendo a uma indicação do vereador Davi Manuel de Jesus Silva, o Davi é 10 (PRB) está implantando na Escola Municipal Bairro Cabral, no bairro de mesmo nome, um polo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). O programa, que é desenvolvido através de uma parceria entre o município e o Governo Federal, destina-se a alfabetização de jovens no ensino fundamental e a qualificação profissional. As prefeituras ficam responsáveis pela oferta do local que irá abrigar os cursos, a seleção dos professores e o processo de inscrição dos interessados.

Ao apresentar a indicação, que foi aprovada por unanimidade, o vereador argumentou à Prefeitura que, além do Cabral e dos bairros vizinhos ficarem distantes do Centro, as comunidades são habitadas por muitos jovens de baixa renda, que estavam enfrentando dificuldades na qualificação em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. “Na escola do Cabral, havia salas não utilizadas, que poderiam ser destinadas ao programa. A abertura de um polo do Projovem Urbano nesta instituição de ensino vai beneficiar também os moradores dos bairros Morro do Cruzeiro, Castelo Branco, Alambari, Paraíso, São Caetano, região da Fazenda da Barra e Jardim do Sol”, argumentou Davi, destacando a importância da iniciativa para o processo de expansão industrial da região. “A área automobilística, por exemplo, representa um dos segmentos que mais se desenvolve na economia de Resende e nas cidades da região. Esse desenvolvimento, porém, precisa ser acompanhado pela qualificação da mão de obra local, de forma que nossos jovens estejam preparados para disputar as oportunidades que surgem com essa nova realidade”, apontou.

Atendendo a indicação, a Prefeitura implantou o pólo na Escola Municipal Bairro Cabral e disponibilizou 120 vagas que se destinam aos jovens alfabetizados que tenham entre 18 e 29 anos e desejem concluir o ensino fundamental conjuntamente com uma qualificação profissional.

Os interessados devem comparecer à secretaria da unidade, no horário das 18h30min às 21h30min. Para efetuar a pré-matrícula, é necessário apresentar CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência (documentos originais). As pré-matrículas podem ser feitas até a primeira quinzena de setembro, período no qual vai acontecer o início das aulas. “Os candidatos precisam optar por uma das qualificações profissionais oferecidas pelo programa, entre elas área de Administração (arquivador, almoxarife, auxiliar administrativo e contínuo); área de Alimentação (chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias e vendedor ambulante); e área de Saúde (auxiliar de administração e hospitais e clínicas, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia - balconista)”, informou o parlamentar, salientando que os cursos que tiverem a maior demanda entre os pré-inscritos serão implantados no município. “Os participantes irão obter a certificação do ensino fundamental e da qualificação profissional em 18 meses, tendo direito ainda a aulas de informática, material didático gratuito fornecido pelo Ministério da Educação e sala de acolhimento os filhos de até oito anos de idade”, completou.

 

Fonte:

http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=3&cod=28250