Avaliação
Alunos da capital pernambucana
realizam a primeira avaliação entre ciclos do Programa.
12.03.2009
Alunos dos 32 núcleos/escolas do ProJovem Urbano de Recife (PE) realizaram, esta semana (11), a primeira avaliação entre ciclos do Programa. As provas, de 60 questões, incluíram as disciplinas de matemática, português, ciências humanas e naturais e envolveram todos os seis mil alunos matriculados na capital. A Coordenação Nacional do Programa deverá divulgar, no prazo máximo de 10 dias, os resultados dessa avaliação.
Na Escola Municipal José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra, os 152 estudantes demonstraram bastante motivação para enfrentar os testes, que são semestrais e serão realizados mais duas vezes até o final do curso, previsto para março de 2010.
Foi o caso de Rosemere Silva Carneiro, de 28 anos, que voltou a estudar após sete anos, afastada das salas de aula. "Participamos de um simulado, bastante proveitoso. Além disso, tenho assistido a todas as aulas, o que me deixa otimista com relação aos resultados", frisou.
Sobre a importância do programa, ela disse que mudou sua vida. "Mudou e está mudando para melhor a vida de muitos jovens como eu, que por motivos diversos, como gravidez precoce, necessidade de trabalhar e outras questões, tiveram que deixar de estudar no momento mais adequado", contou com convicção, aproveitando para elogiar os professores. "Eu também estou fazendo curso profissionalizante no Senac, dentro do Arco de Alimentação do ProJovem, e estou aprendendo muito", ressaltou Rosemere.
Quem também demonstrou bastante confiança durante a avaliação foi a estudante Mericelly Maria de Souza Silva, de 29 anos. Fora da escola desde 1999, ela também está freqüentando o Arco Profissionalizante na área de saúde. "Deixei de estudar para cuidar da família, que hoje já soma quatro crianças, entre quatro e nove anos", explicou.
Mericelly também elogiou o ProJovem Urbano. "É uma ótima oportunidade de concluir o ensino fundamental no prazo de um ano e meio. Além disso, o conteúdo é muito bom e os professores se dedicam bastante", opinou.
A coordenadora pedagógica do programa no Recife, Christine Albuquerque, explica que o desempenho dos estudantes é avaliado em dois tipos de testes. "Essas provas são de responsabilidade da Coordenação Nacional, por meio da UFPE, e incluem apenas as matérias curriculares. Mas os alunos ainda participam, a cada três meses, da avaliação das unidades formativas, num total de seis provas até o final do curso".
Christine disse que as avaliações das unidades formativas são de responsabilidade da coordenação local e têm o objetivo de diagnosticar a proficiência dos alunos em relação a todos os conteúdos, incluindo os arcos profissionalizantes e as ações comunitárias previstas no programa. "A 1ª avaliação formativa aconteceu em 15 de janeiro e a próxima será no dia 18 de março", divulgou.
São seis unidades formativas do ProJovem Urbano - unidade I (Juventude e cultura), II (Juventude e Cidade), III (Juventude e Trabalho), IV (Juventude e Comunicação), V (Juventude e Tecnologia) e VI Juventude e Cidadania).
Fonte: Prefeitura de Recife
http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=714