Alunos propõem um Projeto de Lei aos vereadores para construir uma praça.

30/08/2011

 

Os alunos da turma LC4 do Núcleo Luiz Carlos Bizinotto, Escola Municipal Josephina Simões (Anápolis), do ProJovem Urbano do estado do Goiás, iniciaram em agosto a excecução dos Planos de Ação Comunitária (PLA).

O tema escolhido pelos alunos foi "Saúde Precária" baseado no conceito da Organização Mundial de Saúde - OMS, "Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença".

A percepção de saúde varia entre as diferentes culturas. Assim, a OMS define saúde como um conjunto de ações que promovem o bem-estar físico, mental e social, ou seja, para se ter saúde é necessário também que se tenha qualidade de vida.

Para que uma população tenha boa qualidade de vida é preciso ter acesso ao lazer, trabalho, educação e condições de manutenção da saúde.

Assim os alunos perceberam que no bairro onde residem não há lazer, porque não existem praças ou parques com playground, jardins, bancos etc.

Pensando nisso, a coordenação local firmou uma parceria entre a Prefeitura e o ProJovem Urbano em Anápolis, por meio da Câmara Municipal com um projeto chamado “Câmara nos no bairros”.

Os vereadores realizaram uma sessão plenária especial na escola, e os alunos aproveitaram essa oportunidade para fazer perguntas que os auxiliaram a confeccionar o projeto para ser apresentado.

No PLA, eles propuseram um projeto de lei para a criação de uma praça no bairro que será apresentado em sessão na Câmara Municipal de Anápolis possibilitando aos jovens a efetiva participação cidadã na comunidade e a experimentação da cidadania.

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=985