Alunos participam de caminhada e mobilizam a comunidade para a
preservação da natureza
23.06.2009
Os alunos do ProJovem Urbano de Belford Roxo (RJ) desenvolveram, no mês de junho, atividades culturais, exposições, cartografia e iniciativas que discutiram os problemas ambientais da região.
Na primeira quinzena do mês foi realizada a “Caminhada Ecológica às Margens do Rio Botas” em que os alunos, professores, coordenadores e a Coordenadoria de Educação Ambiental e o Secretário de Meio Ambiente e Saneamento distribuíram panfletos aos moradores, realizaram plantio de girassóis e abordaram a comunidade sobre a importância da recuperação e valorização do rio Botas.
Na caminhada, os alunos também distribuíram panfletos e abordaram os moradores sobre a coleta seletiva solidária. Antes, como parte da atividade, os jovens identificaram violações ambientais nos locais de suas residências e constataram que muitas são provocadas por atitudes individuais combinada em muitos casos com a falta de controle ambiental e de políticas públicas direcionadas.
Nelson Miranda, aluno do núcleo Herculano de Mattos, lembrou que os rios em outras épocas serviam de lazer à população e que hoje são confundidos com valas a céu aberto.
De acordo com Viviane de Almeida, coordenadora executiva do ProJovem Urbano de Belford Roxo, a maioria dos alunos reside às margens do rio Botas e há três núcleos próximos da região. “Na caminhada, eles viram o desenvolvimento do projeto Iguaçu - Projeto de Contenção de Enchentes e Recuperação dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapui, que é executado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA)”, comentou a coordenadora.
Fonte:
http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=759