Alunos identificam problemas em suas comunidades e elaboram planos de ação

31.07.2009

 

Cerca de cinco mil estudantes dos trinta núcleos do ProJovem Urbano do Recife (PE) participam, até 21 de agosto, de uma série de apresentações públicas dos Planos de Ação Comunitária (PLA) desenvolvidos nas comunidades onde moram ou estudam.

As apresentações, que tiveram início no dia 22 de julho, acontecem sempre às 19h nas próprias escolas municipais onde os núcleos estão instalados ou em instituições próximas. Cada apresentação conta com a participação de cerca de 150 alunos.

O objetivo do PLA é divulgar para a sociedade as possibilidades de enfrentamento dos problemas identificados nas comunidades da capital durante as visitas monitoradas pelas assistentes sociais do programa. Em cada encontro são abordados diversos temas de interesse dos jovens e suas comunidades, como tratamento adequado do lixo, como evitar a queda de barreiras, combate ao mosquito da dengue, prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, combate à violência, respeito aos idosos, entre outros.

Nesta quinta-feira (30), estão marcadas as apresentações dos núcleos 1 e 3, instalados nas escolas municipais Pedro Augusto (Soledade) e Sede da Sabedoria (Santo Amaro), respectivamente, ambas da RPA-1, na região central da Cidade. A ação terá como palco a quadra poliesportiva coberta da Escola Pedro Augusto. Também nesta quinta-feira, serão apresentados os Planos desenvolvidos pelos alunos do Núcleo 28, que funciona na Escola Municipal Engenheiro Henoch Coutinho, na RPA-6, Zona Sul da Cidade. A ação acontece na própria escola, no bairro do Pina.

Na sexta-feira (31), estão programadas apresentações dos alunos de mais quatro núcleos. Um da Escola Municipal Mauro Mota, em Nova Descoberta (núcleo 13) e mais três instalados na Escola Estadual Professor Jordão Emerenciano, na UR-2/Ibura (núcleos 29, 30 e 31). Nos dois casos as apresentações ocorrerão nas próprias unidades de ensino.

 

SAIBA MAIS - O PLA é uma das três vertentes do ProJovem Urbano, juntamente com as atividades pedagógicas em sala de aula e as noções de mercado de trabalho oferecidas pelos diversos arcos profissionalizantes. Sua aplicação se dá em etapas específicas. A primeira é feita em sala de aula, onde os alunos aprendem noções de cidadania e discutem o papel do jovem na sua comunidade. Logo depois, com o apoio de assistentes sociais, são elaborados os mapas dos desafios a serem enfrentados em cada local estudado e as dificuldades existentes.

O próximo passo consiste na escolha, em cada turma de alunos, de uma temática, ou seja, uma dificuldade que foi observada na comunidade e que necessita ser trabalhada. Já as apresentações públicas, que estão em andamento, consistem em expor ao público como cada turma de estudantes irá trabalhar em cima do seu tema e quais as possíveis soluções para os problemas encontrados.

As apresentações do PLA estão mobilizando não só os núcleos do ProJovem, mas toda a comunidade. A etapa final será a execução por cada núcleo/escola, quando os alunos, junto com as respectivas assistentes sociais, vão percorrer as comunidades escolhidas.

 

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=777