Alunos e professores do Projovem realizam a I Feira Cultural

05/06/2015

Na noite da ultima terça-feira, dia 3, aconteceu a I Feira Cultural realizada por alunos do Projovem Urbano, evento apoiado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed). A feira aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Costa Melo, onde funciona um dos pólos do Projovem e envolveu professores de todos os núcleos que realizaram atividades desenvolvidas dentro do tema Diversidade Cultural.

A professora Jucileide Oliveira, uma das educadoras do núcleo de Participação Cidadã, aproveitou o momento para enfatizar a importância do programa e das atividades extraclasse. Tudo isso é muito importante para os jovens, pois dentro do Projovem eles estão aprendendo muito com eventos que são necessários para promover a socialização e o conhecimento. É a partir desse ponto que avaliamos a evolução de cada um, destacou.

Em um dos corredores da unidade de ensino, alunos e professores montaram uma verdadeira área de entretenimento com música, bebidas e comidas. Procuramos trabalhar, ao longo de três meses, assuntos que envolvem a identidade cultural. Essa feira é a culminância pedagógica do que debatemos em sala de aula. Para preparar esse evento, ouvimos os alunos e eles trouxeram elementos culturais do seu dia a dia, explicou a professora Vanessa Horácio.

Na feira foi possível conhecer um pouco da cultura dos jovens alunos. Dança, capoeira, música, culinária, religião, artes e outros segmentos foram os principais assuntos do evento. Estou gostando muito do Projovem. Aqui estou conhecendo coisas que nunca tinha visto. Esse projeto da feira é importante para todo mundo. Participar disso dá um pouco mais de disciplina e atenção, registrou o aluno Gleidson Melo.

Quem também elogiou o Projovem foi o aluno Michael Jefferson, afirmando que uma das principais vantagens, além do estudo, é fazer novas amizades. Não tem como não gostar do programa, os professores são ótimos e a gente percebe a dedicação de cada um. A união de todos aqui também ajuda muito, conheci várias pessoas que hoje são meus amigos, colocou.

Para a professora de Inglês, Roberta Nascimento, a Feira Cultural é uma etapa que agrega valor ao conhecimento do aluno. Tudo isso aqui diz respeito às manifestações culturais e à dinâmica do processo que a sociedade está envolvida. Com essa Feira, o Projovem inicia um conteúdo programático com o intuito de ir além da sala de aula, ressaltou.

 

Projovem

O objetivo do programa é elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental. Visa a conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania.

 

Fonte: http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=203431