Ação Comunitária estimula alunos do ProJovem
14/09/2006
Com o tema “Juventude: Fazer Acontecer” o ProJovem de Natal promoveu em julho deste ano evento público para apresentação do Plano de Ação Comunitária (PLA) elaborado pelos alunos dos núcleos da Estação Juventude I. Participaram do evento alunos dos núcleos das escolas municipais Adelina Fernandes, Malvina Cosme, Palmira de Souza e Zuleide Fernandes, da Estação Juventude I.
Durante o evento os alunos fizeram apresentação de dança funk e capoeira, além da apresentação musical com a banda formada por alunos do ProJovem. Os alunos escolheram os seguintes temas para elaboração e posterior execução dos PLAs: “Juventude e Limpeza”, “Juventude e Prevenção”, “Diga Não a violência”, “Saúde é qualidade de vida”, “DST-Aids e gravidez na adolescência”, “Prevenção e valorização do patrimônio histórico”, “Lazer e planejamento familiar e bucal”.
Os PlAs são elaborados de acordo com conceitos de democracia, participação, cidadania, trabalho voluntário e comunitário, trabalhados nas salas de aula pelas assistentes sociais, além das visitas as comunidades. “Os alunos fazem nucleação dos problemas encontrados e elaboram o plano de ação comunitária para propor intervenção. É algo pensado e planejado pelos alunos, e por eles será executado”, afirma a Coordenadora de Ação Comunitária do ProJovem de Natal, Ednalva Couto.
De acordo com Ednalva, entre os principais problemas apresentados estão: destinação do lixo, meio ambiente, gravidez na adolescência, violência e prevenção às drogas. A falta de bibliotecas comunitárias também faz parte das preocupações dos alunos.
A Estação Juventude III do ProJovem de Natal também realizou apresentação dos planos de ação comunitária no mesmo mês e teve como tema “Educação através da Ação”. Os temas abordados pelos alunos daquela estação para elaboração do PLA, foram: Violência, gravidez na adolescência, drogas, saneamento básico, resíduos sólidos, revitalização da Creche do Bairro Planalto, resíduos sólidos na comunidade; Leve a Paz adiantes, Projeto Praça da Amizade; preservando o Meio Ambiente e prevenção à saúde sexual e reprodutiva.
Ação Comunitária:
A Ação Comunitária visa obter a participação social e política dos jovens na faixa etária dos 18 a 24 anos não inseridos no mercado formal de trabalho e que se encontram expostos a situações de vulnerabilidade social.
Ao ser implantado no município de Natal, o ProJovem vem desenvolvendo um trabalho interdisciplinar no qual é envolvida uma equipe pedagógica composta por profissionais das disciplinas de Educação Básica, Qualificação Profissional e Ação Comunitária. Essas equipes que subsidiam cotidianamente os jovens no sentido de possibilitar a aquisição de competências e habilidades que contribuam para a construção e pleno exercício da cidadania. Resultando na elaboração e execução do Plano de Ação Comunitária cujos temas são escolhidos pelos próprios alunos de acordo com pesquisas realizadas junto às comunidades.
Fonte