3ª Encontro Regional das Instituições Formadoras do ProJovem

20/06/2006

 

Aconteceu nos dias 12 e 13 de junho em Brasília o 3ª Encontro Regional das Instituições Formadoras do ProJovem. Estão presentes no evento representantes das instituições formadoras de Campo Grande, Belém, Manaus, Distrito Federal, Cuiabá, Goiânia, Boa Vista, Palmas, Belo Horizonte e Rio Branco.

 

“As Instituições Formadoras, Coordenações Municipais e Coordenações Pedagógicas devem trabalhar em conjunto para auxiliar a formação dos professores”, lembrou a Coordenadora Nacional do ProJovem, Maria José Vieira Feres, na abertura do encontro.

 

 Na opinião de Vera Lúcia Rocha Rebelo, da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), também presente ao debate, os encontros das instituições regionais são fundamentais porque permitem “a integração das instituições formadoras e a troca de experiências”.

 

Para Simone Mendes, coordenadora pedagógica de Boa Vista, o grande desafio do professor é trabalhar a interdisciplinaridade. “Durante a formação dos professores deve haver a relação de conteúdos e aplicação deste no dia a dia. O professor do ProJovem deve dispor de dedicação exclusiva e para isso deve ser super-valorizado”, disse. Para ela, as instituições formadoras - durante o curso de formação dos professores - devem focar no saber pedagógico e no entendimento de políticas públicas.

 

A representante da instituição formadora de Manaus, Rita de Cássia Eutrópio Mendonça Ferreira, fez um relato sobre a experiência naquela cidade. “A nossa coordenação pedagógica inicialmente estava tumultuada e desestruturada, os professores estavam desmotivados, muitas estrelas queriam brilhar ao mesmo tempo. Agora a postura dos profissionais é outra. Quando há união tudo funciona”, explicou Rita de Cássia.

 

Oficinas para o planejamento do cotidiano e planejamento de currículo e interdisciplinaridade estão ocorrendo na tarde de hoje. O encontro prossegue amanhã no Hotel Nacional de Brasília.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia04.html