Unidade de Salto é a mais nova escola técnica do país       

19/10/2007 17:23:33 

 

 

Salto — Foi inaugurada nesta sexta-feira, 19, a 174ª escola técnica federal no país. Para a construção da Unidade de Ensino Descentralizada de Salto (SP), foram investidos R$ 4,1 milhões. A nova escola é vinculada ao Cefet de São Paulo e integra a fase I do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Desde agosto, 80 alunos fazem o curso de técnico em informática. No próximo ano, mais 160 vagas serão criadas para os cursos de técnico em automação de processos industriais e de técnico em programação e desenvolvimento de sistemas. A capacidade da escola é de 800 alunos.

Para o prefeito do município, José Geraldo Garcia, a implantação da escola profissionalizante é um momento histórico para a região, “pois além da escolarização de centenas de estudantes, irá propiciar a atração de empresas que buscam profissionais preparados”.

Salto tem uma população de 102 mil habitantes e está a 100 quilômetros da capital. Sua economia é baseada nos setores metalúrgico, automotivo, de mineração, cerâmico, químico, têxtil, de papel, de turismo e moveleiro. Cursos sintonizados com a economia regional estão previstos para os próximos anos.

O coordenador de gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Gleisson Rubin, lembrou que até 2005 o estado de São Paulo possuía apenas três escolas técnicas federais (São Paulo, Sertãozinho e Cubatão), “fruto do descaso como era tratado o ensino desta modalidade”.

Segundo Gleisson, no atual governo, as escolas técnicas são pilares estratégicos do desenvolvimento do país. “Só aqui no estado já construímos cinco unidades de ensino e chegaremos a 2010 com 22 escolas. Ou seja, saltaremos das atuais cinco mil vagas para 26 mil”, destaca Rubin, que no ato representou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Vestibular — As inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2008 estarão abertas a partir do dia 29. Poderão ser feitas nas agências credenciadas do Banespa ou pelo sítio www.esppconcursos.com.br. A taxa para candidatos aos cursos técnicos é de R$ 35,00. São 80 vagas para o curso de técnico em automação de processos industriais e 80 para o de  técnico em programação e desenvolvimento de sistemas.

 

Felipe De Angelis

 

 

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&interna=1&id=9263