Uma rua, muitas histórias
10.11.2008
"O que tem no seu bairro?" A pergunta tem mobilizado cerca de 3.500 jovens de Nova Iguaçu. Desde agosto, eles fazem parte do projeto "Minha rua tem história", que pretende resgatar o orgulho dos moradores de 17 localidades da cidade. Os participantes são integrantes do Projovem - programa de reintegração social do governo federal, e são incentivados a pesquisar sobre a memória local e a desenvolver filmes, entrevistas,cartilhas e grafites sobre os defeitos e as qualidades do lugar onde vivem.
Na primeira fase, os participantes freqüentaram oficinas para conhecer o trabalho. Na segunda, os jovens foram incentivados a cumprir tarefas relacionadas às particularidades de cada bairro. Todas as etapas estão sendo registradas, e no final, vão virar cartilhas, documentários e peças teatrais.
A interação dos jovens com os bairros está mudando a aparência das ruas. Moradores cedem os muros das casas para as oficinas de grafite. Alguns participantes já conseguem ver o lugar onde moram de uma maneira diferente. É o caso de Evelyn Cristina de Lima, de 20 anos, que acredita que o projeto "Minha rua tem história" foi o ponto de partida para muitas mudanças. "Hoje, conseguimos ver o bairro e as pessoas que moram aqui com outros olhos", concluiu.
O que tem no seu bairro? Conte-nos!
Fonte:
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/post.asp?t=uma_rua_muitas_historias&cod_Post=138774&a=351