Trezentos jovens e adultos se formam no programa Brasil Alfabetizado

 15/07/2011

 

RESENDE

 

O prefeito José Rechuan (DEM) e a secretária de Educação, Soraia Balieiro, participaram, na noite de quarta-feira, da formatura de 300 jovens e adultos que concluíram o curso de alfabetização durante a VII Etapa do Programa Brasil Alfabetizado, do governo federal. A formatura aconteceu nas instalações da Associação Atlética Banco do Brasil (ARBR).

Segundo a secretária de Educação, Soraia Balieiro, o Programa Brasil Alfabetizado é desenvolvido no município por meio de uma parceria com a prefeitura. “Com o Programa Brasil Alfabetizado no município, a prefeitura tem como proposta proporcionar aos jovens e adultos a oportunidade de realização dos seus estudos. Por diferentes razões, muitas pessoas não tiveram a oportunidade de concluir o aprendizado escolar no tempo convencional, daí a determinação da administração municipal de recuperar esse tempo perdido, garantindo também aos estudantes as condições necessárias ao exercício da cidadania”, disse Soraia, acrescentando que “ao tornar realidade mais esse projeto na área do ensino público do município a prefeitura ampliou suas ações com o objetivo de assegurar a todos os segmentos da população o direito a um ensino de qualidade”.

De acordo com as coordenadoras do programa, Sueli de Paula e Andréa Gonçalves, esta foi a VII Etapa do Programa. “O curso teve a duração de oito meses e foi realizado em 24 turmas distribuídas em escolas municipais, salões paroquiais e associações de moradores”, informou Sueli, salientando que as inscrições para a próxima etapa deverá ter início no próximo mês. “As inscrições deverão acontecer no início de agosto, nos polos onde acontecem os programas. A previsão é de que sejam abertas 400 vagas para pessoas a partir dos 15 anos em diante, sendo que as aulas acontecem à noite”, informou.

A dona de casa Carmelita de Almeida Diniz foi uma das formandas da noite de quarta-feira. “Estou muito feliz de ter concluído mais esta etapa. O programa Brasil Alfabetizado me abriu novos horizontes”, disse Carmelita.

 

 

 

Fonte:

http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=3&cod=4943