Três em cada dez alunos que deveriam estar no ensino médio estão no fundamental

09/03/2012


Da Redação do Todos Pela Educação*

 

Cerca de um terço (31,9%) dos alunos que deviam estar no ensino médio não conseguiram concluir a etapa anterior, o ensino fundamental. Os dados fazem parte da edição de 2009 da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foram elaborados pela área de Estudos e Pesquisas do Todos Pela Educação.

De acordo com os dados, 50,9% dos jovens de 15 a 17 anos estão no ensino médio, etapa apropriada para a faixa etária em questão. Uma parcela (0,7%) concluiu a educação básica e está em cursos pré-vestibulares ou no ensino superior. Entretanto, 0,2% dos estudantes ainda cursam a etapa de alfabetização, e 1,2% a educação de jovens e adultos no nível fundamental. Além disso, 14,8% dos jovens estão fora da escola. Os dados podem ser observados na tabela abaixo:

 

Distribuição das etapas de ensino dos alunos de 15 a 17 anos

Etapa de ensino

Número de alunos de 15 a 17 anos

%

Ensino fundamental

3.315.658

31,9%

Ensino médio

5.295.192

50,9%

Alfabetização de jovens e adultos

21.883

0,2%

Educação de jovens e adultos - fundamental

124.216

1,2%

Educação de jovens e adultos - médio

23.137

0,2%

Ensino superior

62.361

0,5%

Pré-vestibular

17.127

0,2%

Não estudantes

1.539.811

14,8%

 

No Brasil, as taxas de estudantes de 15 a 17 anos no ensino médio, também chamadas de taxas líquidas de matrícula nesta etapa da educação básica, variam bastante conforme a região. Pelos dados, no Norte e no Nordeste do País, apenas quatro em cada dez jovens desta faixa etária está no ensino médio.

Taxas líquidas de matrícula

Região

Ensino médio

Norte

39,1%

Nordeste

39,2%

Sudeste

60,5%

Sul

57,4%

Centro-Oeste

54,7%

BRASIL

50,9%

Dados comparativos do Censo 2010

 

Segundo o Censo 2010, a taxa de atendimento dos jovens de 15 a 17 anos alcançou o patamar de 83,3%. Pela Emenda Constitucional nº 59, até 2016, a educação básica deve ser universalizada dos 4 aos 17 anos. Assim, o desafio para os gestores é grande.

No Norte do país, o percentual de atendimento é o mais baixo, com 81,3% dos jovens de 15 a 17 anos na escola. Já o Sudeste tem a taxa de acesso à escola mais alta nesta faixa etária: 85%.

Em dez anos, a frequência à escola nesta faixa etária aumentou 7%. “Se o ritmo de crescimento não for mais acelerado, não conseguiremos ter nem 90% dos jovens na escola nos próximos dez anos”, afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação.

 

Taxas de atendimento escolar das populações de 15 a 17 anos para o Brasil e regiões, segundo os Censos 2000 e 2010

Região

2000 (em %)

2010 (em %)

Crescimento (em %)

Norte

73,1

81,3

11,2

Nordeste

77,3

82,8

7,1

Sudeste

80,4

85,0

5,7

Sul

75,5

81,4

7,8

Centro-Oeste

77,2

83,1

7,7

BRASIL

77,9

83,3

7,0

 

A universalização do atendimento escolar é analisada pela Meta 1 do Todos Pela Educação que diz que toda criança e todo jovem, de 4 a 17 anos, devem estar na escola.

*O Todos Pela Educação é um movimento que congrega a sociedade civil, educadores e gestores públicos pela exigência de uma educação básica de qualidade para crianças e jovens.

 

Fonte:

http://noticias.bol.uol.com.br/educacao/2012/03/09/tres-em-cada-dez-alunos-que-deveriam-estar-no-ensino-medio-estao-no-fundamental.jhtm