Tecnologia na
educação a distância atrai especialistas norte-americanos
17/09/2008 14:15:38
Em visita ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de São Paulo, na segunda-feira, dia 15, e na terça, 16, especialistas em ensino profissionalizante do Estados Unidos destacaram o uso da tecnologia como forma de proporcionar educação a distância. A visita fez parte de uma das etapas do Programa Brasil-EUA para o Fortalecimento da Educação Profissional.
Divididos em cinco grupos, especialistas norte-americanos e brasileiros identificam e descrevem iniciativas bem-sucedidas do ensino técnico e profissional de cada país. Além disso, apontam as potencialidades dessa formação para o mercado de trabalho e no estabelecimento de parcerias com o setor privado.
De acordo com a consultora do intercâmbio, Mary Gershwin, os Estados Unidos têm como grande desafio manter as pessoas em suas cidades. Assim, a forma adotada no Brasil com a educação a distância pode ser uma solução viável para os norte-americanos.
Outra experiência brasileira que agradou os visitantes foi a parceria dos Cefets com a Petrobras na qualificação de mão-de-obra. O modelo será levado para os Estados Unidos e apresentado a empresas petrolíferas daquele país.
O projeto de visitas teve origem em uma dificuldade comum a ambos os países — ao mesmo tempo em que as empresas precisam de mão-de-obra para crescer, há escassez de trabalhadores especializados em áreas importantes e muitas pessoas precisando de emprego. “A partir desse pensamento chegamos à conclusão de que, juntos, chegaremos a um resultado mais rápido do que trabalhando sozinhos”, afirmou Mary Gershwin.
A comitiva de norte-americanos visitou, este mês, instituições das cinco regiões do Brasil. Um documento oficial com as melhores experiências identificadas nos dois países será entregue a uma comissão do programa até 30 de novembro.
Assessoria de Imprensa do Cefet-SP
Fonte:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11258